Produtos Técnicos-Tecnológicos (PTTs)
2023

Tipo de produção: Software/Aplicativo
Título: The Coupler
Autor principal: Rafael Gutierres Castanha
Ano de publicação: 2023

O aplicativo The Coupler é um software de código aberto (disponível em: https://rafaelcastanha.shinyapps.io/thecoupler) desenvolvido em linguagem de programação R e destinado à construção de redes de informação e conhecimento, com base na similaridade entre os elementos. Ainda, o software calcula a similaridade entre os elementos identificando os itens responsáveis por unir as unidades analisadas. O aplicativo é capaz de estruturar os dados em matrizes que por sua vez poderão gerar a visualização de redes. A IMPORTÂNCIA deste tipo de aplicativo se encontra na possibilidade da construção de redes, independente da natureza dos dados ou informações a serem exploradas, fornecendo meios para visualização e análise da conectividade entre os elementos analisados. Com isso, demonstra vasta APLICABILIDADE ao processar dados e informações diversas como por exemplo: informações científicas, informações de processos de gestão (cooperação e compartilhamento de projetos, compartilhamento de informações, interação entre pessoas, entre outros), informações oriundas de mídias sociais, informações de patentes, entre outros. Assim, o software possui clara ADERÊNCIA a área de concentração do Programação de Pós-Graduação em Administração de Organizações Inovadoras de modo que a linha de pesquisa em Informação e Conhecimento Organizacional prevê Ressalta-se também a importância da atuação dos atores humanos em redes, estabelecendo relações e redes de conhecimento estruturados. Desta forma, assume papel INOVADOR ao processar dados e informações de diferentes tipos e fontes favorecendo a obtenção de informações diversas que podem propiciar o desenvolvimento de novos conhecimentos. Ainda, o reconhecimento do caráter inovador do aplicativo se dá pelo seu registro, enquanto programa de computador, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o número BR512023001129-0. Destaca-se a COMPLEXIDADE deste tipo de produto desde sua concepção, a partir da programação em linguagem R, e pela capacidade de converter dados e informações diversificadas em redes de matrizes bem estruturadas. 

2021

Tipo de produção: Tecnologia Social
Título: CARTILHA TRIBUTAÇÃO E CIDADANIA
Autor principal: Bruno Bastos de Oliveira
Ano da publicação: 2021

Descritivo: A Cartilha Tributação e Cidadania é fruto da pesquisa “Tributação e Cidadania”. A IMPORTÂNCIA desse material consiste no tema “tributação” e a sua necessidade de ser levado à sociedade de forma educativa, sendo assim instrumento para aperfeiçoamento da cidadania. A INOVAÇÃO dessa tecnologia social, consiste na democratização das informações sobre alguns aspectos da tributação em nosso país, informações essas que nem sempre chegam às sociedade e às organizações. O material ADERE-SE aos interesses da área de concentração do programa, a “Administração de Organizações Inovadoras” uma vez que atua na responsabilidade social, tema em alta nas organizações. Esse cenário gera COMPLEXIDADE, uma vez que procura aproximar a sociedade e as organizações das questões jurídicas cotidianas. Esse material tornou-se tão relevante, que após seu lançamento, foi incorporado no site institucional do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (CODEM), uma vez que o conteúdo visa levar conhecimento para a população de maneira inovadora sobre as questões tributárias e também no site da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), buscando chamar a atenção das empresas quanto à responsabilidade social, tornando assim a sua APLICABILIDADE imediata para o leitor. A apostila está disponível no portal do CODEM na página: https://novo.codemmarilia.com.br/cartilha_tributos/, e no site da ACIM: https://acim.org.br/repositorio/


Tipo de produção: Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteáveis
Título: INTELIGÊNCIA FINANCEIRA APLICADO ÀS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DA RA 15
Autor principal: Bruno Bastos de Oliveira
Ano da publicação: 2021

Descritivo: O processo de Inteligência Financeira aplicado às Associações Comerciais da Regional Administrativa 15 (RA 15) vinculadas a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), é um método desenvolvido a partir do processo de inteligência financeira aplicado na Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM) (Jorge et al, 2021). Ele destina-se aos diretores e gestores das entidades de classe que figuram dentro da RA 15, em especial para fomentar a construção de novos conhecimentos visando processos de inovação. Sua função central é auxiliar na construção e implantação do processo de inteligência financeira voltada para essas entidades de classe. A IMPORTÂNCIA do artefato é caracterizado na sistematização de atividades e tarefas das entidades que carecem de informações para tomadas de decisões visando gerar uma maior competitividade no ambiente em que estão inseridas. O aspecto INOVADOR do artefato é caracterizado na incorporação e integração do processo inteligência financeira atrelada ao processo de tomada de decisão nessas entidades, bem como auxiliar essas organizações a fomentar inovações. Observa-se ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa, a “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que é aplicado o processo de inteligência que visa auxiliar a construção e gestão de conhecimentos que são importantes insumos para a inovação nas organizações. Nesse sentido, o artefato foi utilizado e proporcionou para as entidades que fizeram uso uma forma mais amigável para lidar com as COMPLEXIDADES em torno do ambiente em que estão inseridas. A ferramenta teve seu uso iniciado após a participação dos gestores da ACIM (Jorge et al, 2021) no artigo científico que apresentou diretrizes bases para a construção do referido artefato. A APLICABILIDADE, do artefato foi constatado, uma vez que a ACIM faz uso do das atividades contidas no método e deixou o artefato em seu repositório: https://acim.org.br/repositorio/ .

Referências:
JORGE, C. F. B.; ROSSETTO, A. C.; ORTEGA, A. C. da S.; OLIVEIRA, B. B. de; SANTOS, B. S. O. da C. dos; CARDOSO, F. M. S. . Inteligência financeira organizacional: estratégia competitiva no contexto gerencial da ACIM. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01-37, 2021.


Tipo de produção: Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional
Título: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK SOBRE O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ESTRATÉGIAS DE ECONOMIA CIRCULAR E MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Autor principal: Bruno Michel Roman Pais Seles
Ano da publicação: 2021

Descritivo: O capítulo de livro e o framework proposto (https://link.springer.com/referenceworkentry/10.1007/978-1-4614-6431-0_171-1) possuem ADERÊNCIA com a área de concentração “Administração de Organizações Inovadoras” por descrever como as tecnologias da Indústria 4.0 fornecem a base para impulsionar a transição de uma economia linear para uma economia circular, e INOVA ao permitir a criação de novos modelos de negócios circulares e apoiando práticas de circuito fechado e gestão sustentável da cadeia de suprimentos. As aplicações práticas discutidas no capítulo e apresentadas no framework demonstram a sua APLICABILIDADE e IMPACTAM a área de concentração ao mostrar os papéis que as tecnologias digitais podem ter na luta contra as questões das mudanças climáticas. As tecnologias da Indústria 4.0 podem auxiliar a lidar com as COMPLEXIDADES das mudanças climáticas e de uma transição para a circularidade. Demonstra a sua IMPORTÂNCIA para a sociedade, por exemplo, quando a tecnologia de big data é usada para monitorar as emissões de gases e poluentes atmosféricos, proporcionando melhores tomadas de decisão e previsões de eventos de poluição. A integração de big data e sensores de IoT pode oferecer um sistema avançado para gerenciamento de poluição do ar, ajudando governos e indústrias a buscar uma economia circular. Blockchain permite rastreabilidade confiável para rastrear produtos e sua pegada, tornando mais fácil garantir as práticas sustentáveis de produtos verdes e também facilitando a negociação de ativos de carbono por meio de plataformas baseadas em blockchain de ativos verdes. As aplicações de IoT em ambientes industriais ajudam a evitar o esgotamento dos recursos naturais e reduzir a poluição do ar pela otimização de energia e economia de outros recursos.


Tipo de produção: Produto/Processo em Sigilo
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE INOVAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E DE INOVAÇÃO DE MARÍLIA
Autor principal: Carlos Francisco Bitencourt Jorge
Ano da publicação: 2021

Descritivo: A mudança do nome de Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) para Associação Comercial e de Inovação de Marília foi resultado da implantação do departamento de Inovação na ACIM (https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/especial-publicitario/associacao-comercial-de-marilia-acim/connect-acim/noticia/2020/08/14/definidos-os-coordenadores-para-novo-departamento-da-acim.ghtml) no ano de 2020. O departamento foi estruturado visando um melhor uso do conhecimento na organização por meio de ações e estratégias inseridas nas atividades em todos os níveis da organização. Com isso, esse processo constrói estratégias e processos de gestão com enfoque em inovação visando proporcionar suporte para toda a organização. Houve a construção do processo com o objetivo de um melhor aproveitamento do conhecimento enquanto recurso (complexo de ser explorado) da organização com enfoque em inovação e sua gestão. A aplicação do processo geraram resultados, houve a constituição de um novo conselho na entidade, o Conselho de Empresários de Startups (https://acim.org.br/noticias/associacao-comercial-quer-criar-conselho-para-startups/), bem como os processos implantados foram fundamentais para a reestruturação de toda entidade (https://jcmarilia.com.br/2021/05/25/tecnologia-inovacao-e-estetica-nova-sede-da-acim-coloca-a-entidade-no-terceiro-milenio/) com isso, gerou-se inovação em vários contextos (layout, gestão de pessoas, construção de novos serviços com base em inovação, novas estratégias de com foco em inovação, implementação de novas tecnologias entre outras) na ACIM. Todos os processos implantados em 2020, resultaram em insumos e insights para a remodelação da empresa, onde destacamos a constituição da Aceleradora de Startups (https://acim.org.br/noticias/diretoria-debate-criacao-de-aceleradora-de-startups/).


Tipo de produção: Empresa ou Organização Inovadora
Título: CONNECT ACELERADORA
Autor principal: Carlos Francisco Bitencourt Jorge
Ano da publicação: 2021

Descritivo: A Connect Aceleradora (https://connectaceleradora.com.br/ ), foi constituída em Outubro de 2021 e lançada em janeiro de 2022 (https://flic.kr/s/aHBqjzycJc ) e conta como patrono o Astronauta Marcos Pontes. A Connect visa democratizar para toda a população a oportunidade de investir e acelerar produtos e serviços de base tecnológica com enfoque em inovação de maneira sólida. Com quase 90 anos de existência a Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM) idealizou e fomentou a constituição da Connect Aceleradora. A ACIM possui em seu DNA a inovação como recurso norteador de suas ações. Uma das principais características da Connect Aceleradora consiste em um fundo de investimentos coletivo, ou seja, não possui a centralização de cotas em grandes grupos de investidores. A Connect Aceleradora é empresa em uma estrutura de Venture Capital, que ao invés de criar suas próprias startups, seleciona e desenvolve startups com MVP em um modelo que compartilha recursos como: infraestrutura, marketing, jurídico, contábil, vendas, captação de recursos e acesso ao ambiente de inovação. Além disso, a Connect Aceleradora conecta as instituições de ensino superior junto as empresas na promoção de Hackathons, Pitchs ( Exemplo, Pitch Piloto realizado em Dezembro de 2021 – https://www.flickr.com/photos/194599321@N02/with/51744859798/ https://dmarilia.com.br/cidade/associacao-comercial-promove-o-1o-pitch-piloto-de-startups/ ) entre outras atividades que visa aproximar a academia do mercado de startups. Dentro dessas atividades a Connect Aceleradora financia a Connect Incubadora (http://www.connectincubadora.com.br/). Essa incubadora proporciona infraestrutura capaz de transformar ideias inovadoras em negócios. A Connect Incubadora acompanha projetos de tecnologia com enfoque em inovação desde sua ideação até a constituição de um Minimum Viable Product (MVP). Outro ponto importante que merece destaque é o fomento da Connect Aceleradora nas pesquisas por meio da constituição do Connect Instituto de Pesquisa (https://connectinstituto.com.br/). Esse organismo é responsável por congregar pesquisadores e gerar estrutura para a captura de recursos para o fomento de inovação. Sendo assim o instituto conecta pesquisadores e suas pesquisas com as demandas das empresas no intuito de gerar inovações no contexto tecnológico. O Connect Instituto junto com a Connect Aceleradora possui como foco a construção e divulgação de pesquisas e indicadores além de fomentar o desenvolvimento de inovações por meio de eventos acadêmicos, científicos e profissionais das mais diferentes áreas. Com isso, a Connect Aceleradora construiu e financia o Connect Ambiente de Inovação (http://connectinovacao.com.br/ ), sendo este ambiente responsável por apoiar as ideias e negócios de inovação em qualquer estágio em todo território nacional. Atualmente o Ambiente de Inovação (https://redeglobo.globo.com/sp/tvtem/empreender/associacao-comercial-e-industrial-de-marilia-acim/noticia/acim-apoia-startups-oferecendo-infraestrutura-e-orientacao-profissional.ghtml) está inserido em mais de 100 polos de ensino à distância, bem como agências de cooperativas de crédito e associações comerciais em todo Brasil.


Tipo de produção: Relatório técnico conclusivo
Título: DISCUSSÃO DE TÁTICAS CRIATIVAS DE BAIXO INVESTIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS & SERVIÇOS
Autor principal:José Osvaldo De Sordi
Ano da publicação: 2021

Descritivo: Durante o segundo semestre de 2021 o prof. De Sordi desenvolveu atividades consultivas junto à Incubadora Social de Poços de Caldas. Conforme atestado emitido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, documento encaminhado em anexo, o objetivo dos trabalhos foi instruir e sensibilizar os incubados quanto à diversidade de táticas criativas de baixo investimento. Com isso, buscou-se ampliar a capacidade dos incubados em idealizarem e desenvolverem novos produtos e serviços. O desafio da ampliação contínua do portifólio de produtos e serviços está onipresente em todos os segmentos e portes de empresas. Adiciona-se, a isso, o contexto da sua aplicação, junto a cidadãos e empreendedores de baixa renda (empreendedor de base da pirâmide). Assim a IMPORTÂNCIA dessa produção é expressa tanto na parte técnica quanto social. A ADERÊNCIA da produção com a área de concentração do programa, Administração de Organizações Inovadoras, evidencia-se na temática dos assuntos abordados nas atividades consultivas, com destaque para as diversas táticas criativas. O aspecto INOVADOR da atividade consultiva e dos relatórios gerados está na incorporação e integração de diferentes lógicas criativas, muitas delas recentes e provenientes de diferentes áreas. Como exemplo, tem-se os conceitos de exaptação e nonaptation provenientes das áreas de biologia e paleontologia. Quanto à COMPLEXIDADE da produção tem-se o desafio de trazer e integrar temas e conceitos bastante recentes, inclusive para o contexto da inovação e criação de produtos e serviços, em uma linguagem compreensível aos empreendedores de base da pirâmide. Destaca-se que parte significativa desse público é composto por pessoas com pouquíssima escolaridade. Quanto à APLICABILIDADE da produção, temos que devido ao pouco tempo da conclusão das ações, dezembro de 2021, ainda não temos nenhum indicador quantitativo. Na perspectiva qualitativa, tem-se a percepção bastante positiva dos gestores da incubadora social. Prova disso é que os nossos serviços foram ampliados para 2022. Elaboramos no primeiro trimestre a cadeia de valor da incubadora social e estamos nesse momento discutindo possíveis ações estratégicas dos stakeholders para a aceleração e ampliação dos serviços prestados pela incubadora social.


Tipo de produção: Relatório técnico conclusivo
Título: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NO PITCH PILOTO DA CONNECT AMBIENTE DE INOVAÇÃO
Autor principal: Karla Cristina Rocha Ribeiro
Ano da publicação: 2021

Descritivo: A Profa. A Dra. Karla Cristina Rocha Ribeiro participou como parecerista do evento Pitch Piloto de startups de base tecnológica, realizado pela ACI de Marília e Connect Ambiente de Inovação no ano de 2021, conforme pode ser visualizado na declaração em anexo. Essa atividade deu início ao programa de aceleradora de empresas do Connect Ambiente de Inovação (https://acim.org.br/noticias/associacao-comercial-promove-o-1o-pitch-piloto-de-startups/ ). Estudantes de graduação dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentaram projetos inovadores de tecnologia com o intuito de receberem aporte financeiro para aceleração. A IMPORTÂNCIA dessa atividade é caracterizado pela relevância de integração do conhecimento técnico da universidade junto aos Minimum Viable Product (MVP) apresentados, e com isso, o relatório construído visou proporcionar mais consistência na escolha das inovações apresentadas. Os MVP apresentados tinham como fator analisado a INOVAÇÃO, bem como o seu impacto. Observa-se forte ADERÊNCIA da atividade realizada junto a área de concentração, “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que se trata de análise em formato de relatório técnico conclusivo que fomenta por meio do relatório novas perspectivas voltadas para o MVP. Nesse sentido o relatório construído proporcionou para a Connect Aceleradora informações mais consistentes sob o olhar científico das inovações apresentadas, bem como importantes diretrizes para os MVP, uma vez que a COMPLEXIDADE em torno do processo de análise dos MVP foram mitigadas no relatório apresentado. O relatório construído foi utilizado na escolha das startups que deveriam receber recursos para aceleração.


Tipo de produção: Relatório técnico conclusivo
Título: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS NO PITCH PILOTO DA CONNECT AMBIENTE DE INOVAÇÃO
Autor principal: Marisa Rossignoli
Ano da publicação: 2021

Descritivo: A Profa. Dra. Marisa Rossignoli participou como parecerista do evento Pitch Piloto de startups de base tecnológica, realizado pela ACI de Marília e Connect Ambiente de Inovação no ano de 2021 (Conforme pode ser visualizado no anexo 1). O Pitch Piloto de startups de base tecnológica, foi a atividade que deu início ao programa de aceleradora de empresas do Connect Ambiente de Inovação (https://acim.org.br/noticias/associacao-comercial-promove-o-1o-pitch-piloto-de-startups/ ).O relatório foi construído por um grupo de docentes e pesquisadores e utilizado na escolha das startups que deveriam receber recursos para aceleração, sendo que a pesquisadora realizou uma análise no contexto econômico, e com isso, buscou compreender a aderência e retorno das possíveis aceleradas dentro do mercado que estavam inseridas. Fizeram parte do evento, estudantes de graduação dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentaram projetos inovadores de tecnologia com o intuito de receberem aporte financeiro para aceleração. A IMPORTÂNCIA dessa atividade é caracterizada pela relevância de integração do conhecimento técnico da universidade junto aos Minimum Viable Product (MVP) apresentados, e com isso, o relatório construído visou proporcionar mais consistência na escolha das inovações apresentadas. Os MVP apresentados tinham como fator analisado a INOVAÇÃO, bem como o seu impacto. Observa-se forte ADERÊNCIA da atividade realizada junto a área de concentração, “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que se trata de análise em formato de relatório técnico conclusivo que fomenta por meio do relatório novas perspectivas voltadas para o MVP. Nesse sentido o relatório construído proporcionou para a Connect Aceleradora informações mais consistentes sob o olhar científico das inovações apresentadas, bem como importantes diretrizes para os MVP, uma vez que a COMPLEXIDADE em torno do processo de análise dos MVP foram mitigadas no relatório apresentado.


Tipo de produção: Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteáveis
Título: CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS E MÉTODOS AVALIATIVOS DO 1° HACKATHON AGROVET CONNECT
Autor principal: Orlando Roque da Silva
Ano da publicação: 2021

Descritivo: O Prof. Dr. Orlando Roque da Silva foi responsável pela construção dos processos e métodos de avaliação aplicados no 1° Hackathon AgroVet Connect (https://hackathonagrovet.4.events/) realizado pela Connect Ambiente de Inovação em parceria com a Universidade de Marília. O docente construiu nos meses de outubro e novembro de 2021, todos os processos necessários para o evento, dentre eles, o processo de avaliações das soluções apresentadas no evento que ocorreu em Março de 2022. Além dessas construção, reforça-se a participação do Dr. Orlando Roque da Silva como mentor, auxiliando os grupos participantes na construção das soluções. O 1° Hackathon AgroVet deu início a uma sequência de eventos voltados para tecnologia e inovação no contexto da Universidade de Marília em parceira com o Connect Ambiente de Inovação. Todos os processos avaliativos construídos tiveram uma grande IMPORTÂNCIA para que o evento tivesse uma avaliação justa, possibilitando assim a melhor escolha de soluções com base em inovação. No evento houve a integração de conhecimentos, bem como a geração de conhecimentos no formato de soluções reais e aplicáveis para empresas desafiantes. Os métodos de avaliações contidos nos processos construídos para o evento proporcionaram a construção de INOVAÇÕES que foram absorvidas pelas empresas desafiantes. Observa-se forte ADERÊNCIA da atividade realizada junto a área de concentração, “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que se trata de uma construção direcionada para um grande e importante evento Marília e região (https://dmarilia.com.br/cidade/1o-hackathon-agrovet-associacao-comercial-estimula-ideias-inovadoras/) que fomenta a inovação no contexto do agronegócios. Nesse sentido o docente proporcionou um olhar científico visando processos utilizados no evento visando a construções de inovações, a redução da complexidade em torno das avaliações das soluções apresentadas no evento. Dentre as COMPLEXIDADES sanadas pelas construções está a aglutinação de participantes de várias áreas e a articulação de ideias visando construir propostas de soluções.


Tipo de produção: Formação profissional
Título: ESCOLAS DE LUTA NA ERA DA APRENDIZAGEM DIGITAL
Autor principal: Roberto Cavallari Filho
Ano da publicação: 2020/2021

Descritivo: Durante o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021, o professor Cavallari Filho desenvolveu atividades de formação profissional junto à ASM-BJJ (Associação Arte Suave Milenar de Brazilian Jiu-jitsu). Conforme atestado emitido pela Associação, documento encaminhado em anexo, o objetivo dos trabalhos foi capacitar os stakeholders para a gestão e aplicação da Plataforma de Ensino Híbrido “Poiesis Digital”. Entre os principais stakeholders que participaram da formação, destacamos os proprietários das escolas de luta associados à ASM-BJJ e os seus respectivos instrutores, totalizando cerca de 30 participantes diretos. A formação objetivou ampliar a capacidade dos empreendedores e dos instrutores em idealizar e desenvolver novos mercados para os seus serviços através da Plataforma de Ensino Híbrido. Entre os principais desafios encontrados na formação, destaca-se as competências para gerenciar plataformas digitais de gestão da aprendizagem organizacional, a produção de conteúdos digitais de alta qualidade educativa, a atração de alunos e a qualificação dos processos de aprendizagem. Assim, a IMPORTÂNCIA dessa produção é expressa tanto na parte técnica-gerencial quanto educativa-social. A ADERÊNCIA da produção com a área de concentração do programa, “Administração de Organizações Inovadoras”, na Universidade de Marília, evidencia-se na temática dos tópicos abordados nas atividades formativas. Entre eles, destacamos a gestão da aprendizagem organizacional, a formação digital e as técnicas criativas para a produção de conteúdo. O aspecto INOVADOR da atividade formativa está na incorporação e integração de diferentes lógicas da aprendizagem organizacional, por parte dos empreendedores e instrutores, muitas delas inovadoras e provenientes de diferentes áreas. Por exemplo, durante a formação, foi trabalhado o próprio conceito de aprendizagem organizacional através das tecnologias de CMS (Content Management System) e LMS (Learning Management System) para a geração de conhecimentos e inovação dentro das escolas. Quanto á COMPLEXIDADE da produção destacamos a extensão e profundidade da formação em vista da transformação pretendida nos empreendedores e nos instrutores diante da aprendizagem através de tecnologias multimídia. Quanto à APLICABILIDADE da produção, ao longo de 2022, estão ocorrendo avaliações diagnósticas para detectar necessidades específicas à melhor aplicação da Plataforma. Contudo, os dados do relatório são confidenciais.


Tipo de produção: Empresa ou Organização Inovadora
Título: CONNECT INSTITUTO DE PESQUISA E EXTENSÃO
Autor principal: Walkiria M. Heinrich Ferrer
Ano da publicação: 2021

Descritivo: A pesquisadora Dr. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer foi a idealizadora e uma das fundadoras do Connect Instituto de Pesquisa e Extensão (CIPE) “Filomena Ottaiano Losasso”. O CIPE (https://connectinstituto.com.br/) foi constituído em outubro de 2021 e desde então tem a docente Dr. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer como presidente, o Connect Instituto de Pesquisa e Extensão é uma entidade sem fins lucrativos, criada para fomentar e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas com enfoque em inovação. O CIPE é composto por pesquisadores de instituições de ensino superior e membros da sociedade civil organizada que juntos são capazes de gerar importantes recursos (financeiro ou tecnológico) para empresas e organismos. A IMPORTÂNCIA do CIPE é caracterizado pela relevância da inserção de um importante organismo capaz de fomentar inovação com auxílio de pesquisadores especializados possibilitando a construção de pesquisas científicas e tecnológicas para toda a sociedade. O aspecto INOVADOR da organização consiste que a mesma faz parte do Ambiente Connect, ou seja, o CIPE articula e trabalha de maneira coletiva com a Connect Aceleradora e a Connect Incubadora e isso faz com que seja possível o desenvolvimento de projetos e produtos inovadores coletivamente. Com isso, torna-se possível identificar visualizar forte ADERÊNCIA do CIPE aos interesses da área de concentração do programa, a “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que o instituto busca conectar pesquisadores e suas pesquisas com as demandas das empresas no intuito de gerar inovações no contexto tecnológico. O Connect Instituto de Pesquisa e Extensão também tem como foco a construção e divulgação de pesquisas e indicadores que podem contribuir com a comunidade acadêmica, a sociedade e o Ambiente de Inovação Connect, gerando a minimização da COMPLEXIDADE entrada ao trabalhar a academia com a sociedade, em especial, as organizações, e com isso, torna-se um organismo importante e tem sua APLICABILIDADE destacada ao conectar dois universos.

2020

Tipo de produção: Relatório técnico não conclusivo
Título: PROJETO DO PARQUE TECNOLÓGICO DE MARÍLIA-SP
Autor principal: Caio Saraiva Coneglian
Ano da publicação: 2020

Descritivo: O Projeto do Parque Tecnológico de Marília foi desenvolvido nos anos de 2019 e 2020, contando com o apoio de bolsa técnica do CNPq, buscando representar os principais setores econômicos do município, em especial vinculado à área de tecnologia da informação, organizações inovadoras e alimentos. Destaca-se que o Projeto do Parque Tecnológico de Marília foi pensando como um complexo planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico, promotor da cultura de inovação, da competitividade industrial, da capacitação empresarial e da promoção de sinergias em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, entre empresas e uma ou mais instituições de ciência e tecnologia (ICTs), com ou sem vínculo entre si. A IMPORTÂNCIA desse projeto está em contribuir no posicionamento do município de Marília como uma cidade preparada para desenvolver negócios de alto valor agregado e inovadores, além de dar condições para o desenvolvimento das organizações inovadoras no âmbito regional. O aspecto INOVADOR está na criação de um ambiente de inovação único e exclusivo no centro oeste paulista, além de ser um parque tecnológico composto por uma série de laboratórios e parcerias que permitirão o desenvolvimento dos negócios do município. Quanto à ADERÊNCIA à área de concentração do programa, identifica-se que os principais beneficiados no projeto são as organizações inovadoras que encontrarão um ambiente capaz de auxiliá-las no seu desenvolvimento. Além disso, aponta-se que, no que tange à ADERÊNCIA, o projeto do parque tecnológico estimula que as empresas desenvolvam aspectos de inovação e a aplicação de tecnologia nos mais diversos processos. Aponta-se ainda o aspecto da COMPLEXIBILIDADE do projeto, por envolver diferentes níveis do governo, junto à iniciativa privada, universidades e institutos de pesquisa, buscando desenvolver o município. Ademais, a APLICABILIDADE do projeto está na sua parceria com o governo do estado de São Paulo e do município de Marília, além das diversas parcerias, o que possibilita que benefícios fiscais, auxílios, bolsas e fomentos, dentre outros benefícios sejam dados às organizações inovadoras visando a adoção de novas tecnologias e a adoção de processos inovadores. O docente Caio Coneglian atuou como coordenador do processo de implantação durante o ano de 2021 (https://www.univem.edu.br/noticias/parque-tecnologico-de-marilia-ganha-investimento-e-deve-iniciar-obras-de-instalacao).


Tipo de produção: Produtos/Processos em Sigilo
Título: PROJETO DE INOVAÇÃO NA ÁREA DE TREINAMENTOS E MATRIZ DE COMPETÊNCIAS
Autor principal: Caio Saraiva Coneglian
Ano da publicação: 2020

Descritivo: Por meio da Lei da Informática, desenvolveu-se o Projeto de Inovação na área de Treinamentos e Matriz de Competências para a empresa Foxconn, uma multinacional fundada em Taiwan, com sede em Jundiaí no Brasil. A empresa apresentava um problema na gestão devido ao grande número de produtos montados pela indústria, e não havia um controle da competência dos colaboradores na linha de produção, o que causava problemas para todos os gestores, para a obtenção de índices de qualidade na montagem de produtos de grandes marcas como Apple, Dell, dentro outras. Assim, neste projeto, criou-se uma tecnologia que buscava apoiar a gestão da organização, oferecendo treinamentos e fazendo o controle da matriz de competências, com vistas a permitir que um colaborador pudesse atuar na montagem e produção de um determinado produto. A construção ocorreu enquanto o pesquisador atuava no Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), conforme pode ser comprovada em anexo. A IMPORTÂNCIA do projeto está na resolução de um problema da organização que a impedia de obter índices de qualidade satisfatórios, bem como, impedia um controle claro das competências de cada um de seus colaboradores. Neste contexto, o projeto é INOVADOR por solucionar isso ao integrar o sistema de gestão, sistema de recursos humanos e ambiente de treinamentos, permitindo que os gestores consigam tomar decisões baseadas na competência, além de ter uma forma da empresa comprovar para os seus parceiros que ela atende a qualidade na montagem dos produtos. O projeto se mostra ADERENTE à área de concentração do programa, pois resolve um problema das organizações que possuem grande rotatividade de profissionais de forma inovadora, por meio do controle e apoio no desenvolvimento das competências necessárias para que a empresa possa se desenvolver de forma mais sustentável. Quanto a COMPLEXIDADE, o projeto precisou integrar diversas soluções, além de compreender como a ferramenta poderia ser útil para os gestores nesse processo, o que levou a criação de uma matriz de competências, além das próprias integrações em si. Por fim, destaca-se a APLICABILIDADE da solução, uma vez que esta passou a ser utilizada e contribuiu com a resolução de diversos problemas dentro da organização.


Tipo de produção: Relatório técnico conclusivo
Título: RELATÓRIO DO GT DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO CODEM
Autor principal: Caio Saraiva Coneglian
Ano da publicação: 2020

Descritivo: O CODEM – Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília tem como objetivo unir os esforços de sociedade civil e governo para planejar e construir um conjunto de metas para promover o desenvolvimento sustentável para o futuro de Marília. Nesse sentido, um dos grupos de trabalho é o de Tecnologia e Inovação, que busca a partir do cenário atual do Ecossistema de Inovação de Marília e dos macrodesafios da Transformação Digital das Cidades, contribuir para tornar o município uma referência na área de Tecnologia e Inovação, apoiando a criação e o desenvolvimento de organizações inovadores, além de contribuir para posicionar Marília na vanguarda das cidades inteligentes, estimulando e aperfeiçoando a participação dos cidadãos como centro dos processos públicos e utilizando o empreendedorismo, as tecnologias digitais e as inovações tecnológicas como indutores do desenvolvimento e crescimento da cidade nas próximas décadas. O relatório e o trabalho realizado possuem IMPORTÂNCIA, devido a definição de objetivos, metas e indicadores claros com o intuito de desenvolver a cidade na criação e no apoio de organizações inovadoras. Neste contexto, o relatório passa a ser instrumento fundamental para a criação de políticas públicas que podem contribuir para o desenvolvimento do município. Quanto ao aspecto INOVADOR, aponta-se a relação com ODS da Unesco como guia no desenvolvimento e na construção de metas e objetivos, permitindo um alinhamento com o que o contexto global está trabalhando. Além disso, o relatório e o trabalho desenvolvido se mostraram ADERENTES a área de concentração, uma vez que o relatório trabalha focado na ampliação da inovação e no desenvolvimento de novos negócios inovadores. Destaca-se a COMPLEXIDADE do trabalho desenvolvido ao envolver os principais atores de inovação e ambientes de inovação, com o intuito de propor as metas que contribuam para o desenvolvimento do município e para a criação de negócios inovadores. Por fim, identifica-se a APLICABILIDADE desse trabalho ao trazer de forma detalhada o que é necessário para se atingir os objetivos propostos, definindo claramente metas e indicadores. O relatório pode ser acessado no link a seguir iniciando na página 33, e findando na página 45: https://www.codemmarilia.com.br/pdf/anuario_codem_2020_digital.pdf .


Tipo de produção: Software/Aplicativo
Título: FUNIFICATION 3.0
Autor principal: Carlos Francisco Bitencourt Jorge
Ano da publicação: 2020

Descritivo: O Prof. Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge construiu conjuntamente com o Prof. Dr. Michael J. D. Sutton o modelo Funification 3.0, sendo este transformado em aplicativo na forma de software freeware (disponível em www.funification.com.br ) desenvolvido a partir da análise de múltiplos modelos de gamificação. Ele destina-se a proprietários e gestores de empresas que atuam com inovação em seus produtos e serviços. Sua função central é auxiliar na construção de estratégias e formas de implementar gamificação, direcionando para discussão e identificação de tópicos centrais de projetos dessa natureza, sem necessariamente fazer uso de tecnologias específicas para gamificação. A IMPORTÂNCIA do artefato é caracterizado pela relevância da inserção de games aos sujeitos das organizações frente a mudança da sociedade e das gerações que possuem e a necessidade inovar para a manutenção e o desenvolvimento de competitividade. O aspecto INOVADOR do artefato é caracterizado na incorporação e integração do processo de gestão com a gamificação sem a necessidade de construção de ferramentas de tecnologia específicas. Observa-se forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa, a “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que isso permite a implantação da gamificação em qualquer tipo de organização, independentemente do seu tamanho e segmento. Nesse sentido o artefato já foi utilizado e proporcionou para as empresas uma forma mais amigável com as COMPLEXIDADES em torno da implantação da gamificação, em especial nos processos que visavam construir conhecimento visando a geração de inovações. A APLICABILIDADE, bem como as variáveis do aplicativo foi apresentado produção científica destinada a gestores de pessoas, proprietários e outros importantes membros que trabalham com inovação (Jorge; Sutton, 2017).

Referências:
JORGE, C. F. B.; SUTTON, M. J. D. FUNIFICATION 2.0. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, v. 14, p. 84-110, 2017.


Tipo de produção: Software/Aplicativo
Título: TEN TYPES OF CREATIVE REASONING
Autor principal: José Osvaldo De Sordi
Ano da publicação: 2020

Descritivo: O aplicativo TEN TYPES OF CREATIVE REASONING é um software freeware (disponível em https://tentypescreation.com/) desenvolvido a partir do método Action Design Research (ADR). Ele destina-se a consultores e docentes que abordam a inovação de produtos e serviços junto a proprietários/gestores de pequenas empresas, empreendedores e futuros empreendedores. Sua função central é auxiliar na exposição e discussão das diferentes lógicas criativas baseadas na exploração de recursos já disponíveis nas pequenas empresas (princípio do effectuation). A explanação das lógicas criativas dentro do conceito do effectuation são feitas a partir de comparação entre elas e delas com as lógicas criativas mais difundidas, a cópia e a invenção (new product development/NPD). As lógicas criativas exploradas no artefato são: adaptation, custom-made, copy, degradation, exaptation, frugal, improvement, invention, nonaptation junk, e nonaptation spandrels. A IMPORTÂNCIA do artefato é caracterizada pela relevância da pequena empresa à sociedade e a necessidade da inovação para a manutenção e o desenvolvimento dessas organizações. Quanto à relevância das pequenas empresas à sociedade se reconhece o seu importante papel para a geração de emprego e renda. O aspecto INOVADOR do artefato é caracterizado pela incorporação e integração de diferentes lógicas criativas, muitas delas recentes e provenientes de diferentes áreas. Como exemplo, tem-se os conceitos de exaptação e nonaptation, oriundos da biologia e da paleontologia. Sendo as lógicas criativas que compõem o artefato uma parte central da criatividade e, consequentemente, da inovação, observa-se forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa, a “Administração de Organizações Inovadoras”.Durante o ciclo recursivo de design e de testes do artefato, conforme os precitos da abordagem ADR, pesquisadores e praticantes trabalharam no sentido de gerar uma meta-especificação do artefato que permitisse lidar da forma mais amigável possível com as COMPLEXIDADES envolvidas. Além de diversos exemplos reais das organizações contidos no conjunto de conteúdos do artefato para explanação das diversas lógicas criativas, há conteúdos para discussão de importantes dimensões da inovação, denominadas Tensões Criativas (“efectuation vs causation”, e “exploitation vs exploration”). No artigo científico de divulgação do artefato (De Sordi, et al., 2022) há uma tabela que descreve todos os meta-requerimentos identificados e os seus respectivos meta-designs, evidenciando como as diversas complexidades foram organizadas e estruturadas de uma forma o mais simples e aplicável possível. A APLICABILIDADE está na essência da abordagem ADR, conceito da utilidade, com os ciclos de design do artefato desenvolvidos com grande envolvimento dos 38 praticantes (consultores e docentes que trabalham o tema inovação nas pequenas empresas) que fizeram uso das diversas versões do artefato em campo, junto as MPE, aos empreendedores e futuros empreendedores. Outro aspecto que evidencia a observação do artefato às cinco dimensões acima é a sua aceitação e apresentação no principal congresso internacional da Administração, o Academy of Management (AOM 2021).

Referências:
DE SORDI, J.O.; NELSON, R. E.; MEIRELES, M.; HASHIMOTO, M. Development of Products and Services in Small Enterprises: Artifact to Discuss Creative Logics. In: Annual Meeting of the Academy of Management, 2021. 81st Annual Meeting of the Academy of Management, 2021.
DE SORDI, J.O.; NELSON, R. E.; MEIRELES, M.; HASHIMOTO, M. Development of products and services in small enterprises: proposition of an artifact to discuss creative logics. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 29, n. 1, p. 18-46, 2022.


Tipo de produção: Software
Título: REDUÇÃO DA ANSIEDADE INFORMACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES
Autor principal: Karla Cristina Rocha Ribeiro
Ano da publicação: 2020

Descritivo: O aplicativo de Redução da ansiedade informacional é um software freeware (disponível em www.ansiedadedainformacao.com.br) desenvolvido a partir dos processos de Gestão de Pessoas. Ele destina-se a gestores de empresas, em especial startups de tecnologia que atuam com inovação em seus produtos e serviços. Sua função central é auxiliar na construção de estratégias voltadas para gestão de pessoas em um contexto de excesso ou a falta de informações, o que pode gerar ansiedade informacional. A IMPORTÂNCIA do artefato é caracterizado pela relevância das startups à sociedade e a necessidade de adquirir informação a todo instante visando a inovação para a manutenção e o desenvolvimento dessas organizações. Quanto à relevância das startups à sociedade se reconhece o seu importante papel para a geração de emprego e renda. O aspecto INOVADOR do artefato é caracterizado na incorporação e integração do processo de gestão de pessoas com os comportamentos causados pela ansiedade em informação. Observa-se forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa, a “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que se trata de resultados que acontecem em organizações inovadoras. Nesse sentido o artefato foi utilizado e proporcionou para as startups uma forma mais amigável com as COMPLEXIDADES em torno das informações e a ansiedade gerada. Startups participaram do processo, o artigo científico apresenta diretrizes bases para a construção do referido artefato (Ribeiro, et al., 2019) e nele existe uma tabela que descreve atividades de gestão de pessoas com propostas de trabalho que visam a redução da ansiedade informacional. A APLICABILIDADE, bem como as variáveis do aplicativo foi validada por 18 praticantes (gestores de pessoas, proprietários e outros importantes membros que trabalham em startups de inovação) no artigo científico (Cavallari Filho et al., 2020).

Referências:
CAVALLARI FILHO, Roberto et al. O impacto da ansiedade em informação nas Startups de Inovação. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, [S.l.], v. 31, n. 2, abr. 2020. ISSN 2307-2113.
RIBEIRO, Karla Cristina Rocha et al. A Informação como causa de ansiedade nas Organizações: Uma análise preliminar de diretrizes do processo de gestão de pessoas como suporte na ansiedade informacional dos trabalhadores. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, [S.l.], v. 30, n. 4, dic. 2019. ISSN 2307-2113.


Tipo de produção: Software
Título: GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA PARA CONSELHOS DA ACIM
Autor principal: Maria Alice Campagnoli Otre
Ano da publicação: 2020

Descritivo: O aplicativo de Gestão do Conhecimento e Inteligência para Conselhos da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM) é um software freeware (disponível em https://acim.org.br/repositorio/) desenvolvido a partir dos processos de Gestão praticado pelos conselhos instituídos pela ACIM. Ele destina-se aos coordenadores dos conselhos, em especial para os processos de inovação realizados pelos conselhos. Sua função central é auxiliar na construção de estratégias voltadas para gestão de conhecimento e inteligência com vistas à inovação. A IMPORTÂNCIA do artefato é caracterizado na sistematização de atividades e tarefas dos conselhos visando a inovação para a manutenção e o desenvolvimento dos profissionais e empresas inseridas nesse conselho, e assim, sendo relevante afinal, auxilia na geração de emprego e renda. O aspecto INOVADOR do artefato é caracterizado na incorporação e integração do processo de gestão de conhecimento atrelado ao processo de inteligência em conselhos que possuem dentro de suas atividades o fomento da inovação. Observa-se forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que o modelo estimula a construção de novos conhecimentos destinados à inovação. Nesse sentido, o artefato foi utilizado e proporcionou para os conselhos uma forma mais amigável para lidar com as COMPLEXIDADES em torno do conhecimento enquanto recurso para inovação. Tal modelo iniciou-se após a participação de empresárias do conjunto de empresárias do Marília Top Model, resultando no artigo científico que apresenta diretrizes bases para a construção do referido artefato (Jorge; Otre; Oliveira; Ferrer, 2021) e nele existe uma tabela que descreve atividades de gestão do conhecimento e inteligência com vistas para apoiar os processos de inovação. A APLICABILIDADE, do artefato foi constatado, uma vez que o Marília Top Model faz uso do modelo, bem como o Conselho de Jovens Empresários entre outros conselhos inseridos na ACIM.

Referência: JORGE, C. F. B.; OTRE, M. A. C.; OLIVEIRA, B. B. de; MARTINEZ HEINRICH FERRER, W. O Conhecimento e a Inovação no contexto do Programa Empreender Competitivo: uma análise do aumento de competitividade do grupo Marília Top Moda. Ciência da Informação, [S. l.], v. 50, n. 2, 2021.


Tipo de produção: Base de dados técnico científica
Título: CODEM- MARÍLIA DO FUTURO
Autor principal: Marisa Rossignoli
Ano da publicação: 2020

Descritivo: A publicação CODEM- Marília do Futuro tem como objetivo a reunião de informações dispersas sobre o município de Marília em seus vários aspectos: gestão, social, educação, saúde, tecnológico, entre outros. Sua função é fornecer uma base de dados para as organizações e futuros investidores, objetiva-se também contribuir com processos que possam, nas diversas áreas auxiliar o processo inovativo. (https://www.codemmarilia.com.br/). A IMPORTÂNCIA do artefato é identificar os principais dados do município e em específico da gestão pública, permitir discussões e sugestões de processos que facilitem a inovação, bem como a aproximação de instituições que podem auxiliar neste processo, gerando assim um aspecto INOVADOR no contexto da tomada de decisões nesse contexto. Como ações propostas na gestão pública, entre outras, sugere-se a desburocratização, a otimização de processos, implantação de processos digitais e investimento em tecnologia. Observa-se forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que a base construída permite a construção de novos conhecimentos, que por sua vez, são importantes ativos para inovação. Nesse sentido, o artefato foi utilizado e proporcionou para a gestão pública municipal de Marília uma forma mais assertiva para lidar com as COMPLEXIDADES do município, e com isso, constata-se sua APLICABILIDADE.


Tipo de produção: Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteável
Título: PLATAFORMA DE ENSINO HÍBRIDO “POIESIS DIGITAL”
Autor principal: Roberto Cavallari Filho
Ano da publicação: 2020

Descritivo: Criação e implementação da plataforma de Ensino Híbrido “Poiesis Digital”. A plataforma consiste em um processo de gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional, aplicado na área de inovação, ajudando a fazer a gestão da inovação. O back-end da plataforma está baseado na tecnologia CMS (Content Management System) e integra-se ao front-end, baseado na tecnologia LMS (Learning Management System). A plataforma destina-se a empreendedores, futuros empreendedores, professores e instrutores de micro e pequenas empresas de ensino e aprendizagem do Oeste Paulista, tais como, academias, escolas de artes marciais, escolas de línguas, centros de terapias alternativas entre outros. Sua função central é organizar, gerenciar e distribuir conteúdos de aprendizagem para treinamento interno dos colaboradores e progressão/desenvolvimento dos clientes. A IMPORTÂNCIA deste artefato é caracterizada pela relevância dos serviços prestados pelas micro e pequenas empresas de ensino e aprendizagem e a necessidade de inovação para as suas manutenções e crescimentos, proporcionando, neste caso, acesso remoto aos conteúdos e fóruns de discussão e interação. Como exemplo, tem-se o cliente Programa Fight & Smart[1], da micro empresa Alfabetos Ensino de Esporte Ltda.[2], e a ASM-BJJ (Associação Arte Suave Milenar de Brazilian Jiu-jitsu)[3], cujo a aplicação da plataforma é para organizar, gerenciar e distribuir conteúdos de jiu-jitsu brasileiro para o treinamento dos proprietários de escolas de luta, instrutores e alunos, alcançando, através deste artefato, mercados nacionais e internacionais. Com isso, o aspecto INOVADOR ao empreendimento é o estabelecimento de um processo de inteligência competitiva e organizacional com métodos, técnicas e ferramentas de gestão da informação e do conhecimento através da plataforma e de materiais de apoio digitais e impresso[4][5][6][7]. Nesse sentido, o processo está sendo utilizado e proporcionando aos empreendedores uma forma amigável de lidar com as COMPLEXIDADES em torno dos desafios e das rápidas mudanças das tecnologias digitais voltadas ao ensino e aprendizagem, cada vez mais comum no setor educacional. Assim, observa-se a forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da Área de Concentração do Programa de Pós-graduação em Administração na Unimar, “Administração de organizações inovadoras”. A APLICABILIDADE é conferida no exemplo da Alfabetos, sendo tal de modo relevante que a Rede Globo TV Tem Oeste Paulista fez uma reportagem sobre o uso do artefato pela empresa como estratégia de inovação durante a pandemia do covid-19[8].

  1. FIGHT & SMART. “Quem somos”. São Paulo, 2020. Disponível em: https://fightsmart.com.br/quem-somos/. Acesso em: 05 de Mar. de 2022.
  2. https://alfabetos.com.br/
  3. https://www.asmbjj.com/
  4. CAVALLARI FILHO, R.; NUNES, N.C. Fight & Smart: brincando com o jiu-jitsu. Marília: Poiesis, 2020.
  5. CAVALLARI FILHO, R.; NUNES, N.C. Fight & Smart: livro do estudante. Marília: Poiesis, 2020.
  6. CAVALLARI FILHO, R.; NUNES, N.C. Fight & Smart: livro do instrutor. Marília: Poiesis, 2020.
  7. FIGHT & SMART. “Cursos”. São Paulo, 2020. Disponível em: https://fightsmart.com.br/cursos/todos-cursos/ Acesso em: 05 de Mar. de 2022.
  8. NOVO NORMAL; Bauru, São Paulo, Rede Globo TV Tem Oeste Paulista, Primeiro bloco, 6m40, 26 de dezembro de 2020. Disponível em: https://gshow.globo.com/novelas/novo-mundo/noticia/reveja-o-novo-normal-deste-sabado-26.ghtml. Acesso em: 05 de Mar. de 2022.

Tipo de produção: Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteável
Título: MÉTODO ANALÍTICO PARA DIAGNÓSTICO E QUANTIFICAÇÃO DA COOPERAÇÃO EM GRUPOS DE TRABALHO E DE SUAS RELAÇÕES COM O PRESENTEÍSMO
Autor principal: Marco Antonio Silveira
Ano da publicação: 2020

Descritivo: Conjunto de métodos analíticos na área de Business Analytics visando à geração de métricas associadas à inovação, através do estudo das variáveis cooperação intragrupo, cooperação intergrupos e presenteísmo. O fenômeno da inovação é afetado negativamente pelo presenteísmo, entendido como um estado de alienação no trabalho. As características apresentadas denotam a ADERÊNCIA do artefato à área de concentração do programa, Administração de Organizações Inovadoras, tanto pela metodologia em si, um instrumento para gestão da inovação, como pela sua APLICABILIDADE, demonstrada através dos exemplos mencionados. A sua IMPORTÂNCIA decorre do reconhecimento da interconectividade entre presenteísmo, cooperação e inovação, evidenciando empiricamente as relações entre esses três fenômenos e quantificando seus impactos na organização. O artefato é de alta COMPLEXIDADE tecnológica, gerando resultados de difícil obtenção, relacionados com variáveis complexas, de interesse para as organizações. As métricas relacionadas aos fenômenos da Cooperação e Presenteísmo visam aumentar a integração horizontal e vertical, potencializando os processos de inovação. A possibilidade de quantificar essas variáveis e suas relações com a dinâmica da inovação em diferentes organizações, evidencia a INOVAÇÂO inerente ao método, tratando-se de um avanço metodológico frente ao desafio de mensuração do Presenteísmo, fator prejudicial à dinâmica organizacional. A sua APLICABILIDADE inclui estudos de campo e obtenção de métricas a respeito dessas variáveis em diferentes tipos de organização. O primeiro foi na empresa “Celular Help” e o segundo na “Embrapa Informática”. Os principais resultados obtidos com essa metodologia são: 1. níveis gerais de presenteísmo e cooperação; 2. níveis de presenteísmo e cooperação por departamento; 3. correlações entre o presenteísmo e a cooperação; 4. possíveis fatores de influência nos níveis de presenteísmo e cooperação. Por reconhecer a interconectividade entre presenteísmo, cooperação e inovação, essa metodologia proporciona evidências empíricas das relações entre esses três fenômenos, disponibilizando técnicas para quantificar seus impactos na organização.

Referência:
GARRIDO, G.; BORGES, M.K.; BORGES, R.S.; SILVEIRA, M. A. Metrics of presenteeism and its relations with cooperation: an empirical evidence. RAM. Revista de Administração Mackenzie (online). , v.20, p.1 – 29, 2019.


Tipo de produção: Software/Aplicativo
Título: MARÍLIA.DAKKI
Autor principal: Walkiria M. Heinrich Ferrer
Ano da publicação: 2020

Descritivo: A Dr. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer atuou como analista de processos na construção do marketplace Marília.Dakki. Esse marketplace foi desenvolvido a partir da necessidade instaurada pela pandemia. Ele destinou-se a empreendedores da cidade de Marília para minimizar o impacto provocado pelo fechamento das empresas (em especial o comércio) frente a pandemia. Sua função central foi viabilizar um canal de vendas usando a tecnologia em um momento em que foi decretado o fechamento das lojas (https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2020/04/15/associacao-comercial-de-marilia-cria-plataforma-para-que-empresarios-possam-vender-online.ghtml ).A IMPORTÂNCIA do artefato é caracterizado pela relevância da inserção de uma importante ferramenta que provocou inovação em um momento de crise no estado de pandemia, o que possibilitou a manutenção competitividade por meio das vendas (https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2020/07/06/associacao-comercial-de-marilia-faz-campanha-promocional-em-plataforma-de-vendas-online.ghtml). O aspecto INOVADOR do artefato é caracterizado pela sistematização do marketplace e inserção no contexto regional. Observa-se forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa, a “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que isso permitiu a implantação do marketplace como ferramenta de inovadora no contexto de seus negócios, em especial, por ser um canal on-line com o diferencial da entrega do produto mais rápido que os grandes marketplaces nacionais. Nesse sentido, o artefato já foi utilizado e proporcionou para as empresas e foi capaz de minimizar as COMPLEXIDADES em torno do estado pandêmico e gerou novos conhecimentos e estratégias inovadoras para as empresas inseridas no marketplace. A APLICABILIDADE, do artefato foi sentido durante o ano de 2020, em especial no momento que o isolamento social foi fundamental (Jorge; Menegassi; Machado; Ferrer; Cardoso, 2021).

Referências:
JORGE, C. F. B.; HERRERO MARTINS MENEGASSI, C.; DE CAMARGO FERRAZ MACHADO, J. G.; MARTINEZ HEINRICH FERRER, W.; SIQUEIRA CARDOSO, F. M. Estratégias Baseadas no Uso de Informações e Conhecimentos Visando Sustentar as Atividades Empresariais Durante a Pandemia de Covid-19. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [S. l.], v. 15, p. e02112, 2021.

2019

Tipo de produção: Produto bibliográfico na forma de artigo técnico/tecnológico
Título: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK QUE RELACIONA AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Autor principal: Bruno Michel Roman Pais Seles
Ano da publicação: 2019

Descritivo: Este framework tem ADERÊNCIA com a área de concentração “Administração de Organizações Inovadoras” por relacionar as etapas do Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) e as principais práticas a serem aplicadas nas ações de Economia Circular (EC), apresentando as motivações para a adoção das práticas de EC no DNP, os desafios a serem superados e os stakeholders envolvidos em cada etapa do processo. A INOVAÇÃO desse artefato para a área de concentração consiste no fato de que o framework proposto permite uma visão geral das principais dimensões que envolvem o DNP no contexto da EC. O IMPACTO do framework consiste em sua estrutura, que pode ser útil e IMPORTANTE para acadêmicos e gestores responsáveis lidarem com as COMPLEXIDADES do NPD em um contexto de EC pelos seguintes motivos: 1) Apresenta e discute de forma integrada um conjunto de práticas ambientais em DNP para EC, como estratégias do berço ao berço, ecodesign, DfX e PSS; 2) Ele mostra as ações do CE que devem ser aplicadas ao NPD, como regenerar, compartilhar, otimizar e virtualizar; 3) Destaca as principais barreiras para o desenvolvimento de produtos em EC, por exemplo, a aceitação do consumidor; 4) Ele revela os principais impulsionadores para a adoção de práticas de NPD para EC, como legislação e fatores competitivos; 5) Ele identifica as partes interessadas críticas envolvidas na integração entre NPD e CE, ou seja, governo e clientes. O artigo que apresenta esse framework de maneira APLICÁVEL, estando disponível em https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/MD-07-2018-0782/full/html e já foi citado pelo menos por outros 47 artigos internacionais.


Tipo de produção: Curso para formação Profissional
Título: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA – ANÁLISE DE DADOS EM PAINEL E MODELAGEM MULTINÍVEL EM STATA
Autor principal: Marco Aurélio dos Santos
Ano da publicação: 2019

Descritivo: O presente PTT ADERE-SE a proposta do mestrado profissional considerando que o presente curso teve por objetivo desenvolver competências inovadoras junto aos discentes do mesmo. A IMPORTÂNCIA do mesmo está no desenvolvimento de pessoal capacitado em técnicas em nível avançado de machine learning aplicados a casos reais de negócio com o uso do software estatístico Stata. Neste curso, foram apresentados os usos de modelos avançados em machine learning tendo por base características específicas dos dados apresentados, o que leva a necessidade de desenvolvimento de modelos mais robustos para tomada de decisão, sendo que modelos mais básicos não conseguem atender quesitos de acurácia e eficiência aceitáveis. A COMPLEXIDADE do PTT se encontra na proposta de desenvolvimento do curso, aliando ferramentas tecnológicas e processo de ensino aprendizagem centrado no aluno. Tendo como alicerces de INOVAÇÃO o próprio conteúdo ofertado, assim como os processos de ensino aprendizagem aplicados em processo de ensino. Dentre os discentes, encontram-se desde pesquisadores acadêmicos, assim como funcionários dos serviços público e particular, de diferentes setores de atividade. Atenta-se que a maioria dos participantes já possuía alguma expertise em métodos quantitativos prévios, de modo que o curso pode ampliar ainda mais os conhecimentos e avançar em novas ferramentas inovadoras para a solução de problemas empresariais. Em termos de APLICABILIDADE, espera-se que que os discentes ao final do curso identifiquem as situações de uso de modelos avançados de machine learning em situações reais de negócio, realizem processos de modelagem dos dados e façam a interpretação dos resultados encontrados de forma eficiente na busca de soluções inovadoras com base em dados para problemas do negócio.


Tipo de produção: Material Didático
Título: EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
Autor principal: Maria Alice Campagnoli Otre
Ano da publicação: 2019

Descritivo: A Profa. Dra. Maria Alice Campagnoli Otre produziu o material didático produzido para a Universidade de Marília em 2019 foi desenvolvido pela docente tratando sobre 16 temas inerentes à criatividade, inovação e ao empreendedorismo, desde a conceituação dos temas até a apresentação de Ferramentas de Geração e Desenvolvimento de Ideias Criativas, Tipos de Inovação, Gerenciamento da Inovação, Modelo Canvas e Plano de Negócios. O material é publicado com ISBN: 978-85-86860-29-4 e é ofertado atualmente a 23 cursos do EAD Unimar, com 8130 alunos matriculados; 26 turmas dos cursos presenciais da Unimar, com 1116 alunos matriculados e em duas IES parceiras. A IMPORTÂNCIA do artefato se dá com relação à experiência da docente com relação ao tema e a gravação das aulas, auxiliando na formação de acadêmicos sobre os temas tratados. Observa-se forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa “Administração de Organizações Inovadoras”, uma vez que o material didático diz respeito especialmente aos temas considerados como importantes para a proposta do Programa. O formato do conteúdo é INOVADOR, afinal, o mesmo é apresentado de maneira dinâmica, o que permite o aluno se apropriar do conhecimento com maior facilidade, conforme pode ser visualizado no link da aula 1 (https://ead.unimar.br/aulas/empreendedorismo-inovacao-criatividade/aula-01.html), e com isso, mitiga a COMPLEXIDADE do conteúdo frente aos alunos. Com os números apresentados, observa-se a APLICABILIDADE do artefato, afinal, ele tem sido utilizado como importante ferramenta na graduação, desde 2019.

Referências:
OTRE, M. A. C. Empreendedorismo, Inovação e Criatividade. Marília: Unimar, 2021.


Tipo de produção: Relatório técnico conclusivo
Título: PROJETO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE PARA O CENTRO CULTURAL BRASITAL NA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE
Autor principal: Orlando Roque da Silva
Ano da publicação: 2019

Descritivo: Este projeto teve como objetivo apresentar os conceitos técnicos da instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede (SFCR) assim como o dimensionamento da instalação e uma análise econômica e financeira do projeto, que foi realizado no Centro Cultural Brasital na cidade de São Roque, SP. O sistema fotovoltaico projetado deverá produzir energia elétrica suficiente para atender ao consumo mensal do Centro Cultural. Como São Roque é uma estância turística a instalação fotovoltaica servirá não só para atender as necessidades de consumo como também mostrar que a energia fotovoltaica pode ser atrativa financeiramente além de ser uma energia renovável e sustentável. A Brasital foi uma indústria têxtil fundada no final do século XIX, uma das primeiras do estado de São Paulo, sendo um dos prédios históricos mais importantes da cidade de São Roque onde está localizada. O prédio começou a ser construído após o italiano Enrico Dell’Acqua expandir suas indústrias têxteis que já exportavam a partir de vários lugares, como a própria Itália seu país natal e da Argentina. A então Brasital, chegou em seu ápice no ano de 1960 quando chegou a empregar 3000 funcionários. A indústria foi fechada no ano de 1970 quando a empresa já não tinha mais espaço no mercado e não pode acompanhar os avanços tecnológicos que seus concorrentes apresentavam. A reinauguração do espaço viria 17 anos mais tarde, como “Centro Educacional e Cultural Brasital”, no dia 1º de maio de 1987, um aparelho cultural municipal que conta com biblioteca, trilhas pela mata, atividades esportivas e cursos profissionalizantes. Na elaboração desse projeto usamos dois softwares: o SunData 3.0 para o cálculo da irradiação solar diária média mensal e o System Advisor Model (SAM). O programa SunData destina-se ao cálculo da irradiação solar diária média mensal em qualquer ponto do território nacional e constitui-se em uma tentativa do CRESESB de oferecer uma ferramenta de apoio ao dimensionamento de sistemas fotovoltaicos. O local onde está instalado o Centro Cultural Brasital possui um bom potencial energético, avaliado a priori, e reduzidos percentuais de sombreamento, indicando a possibilidade de geração de razoável quantidade de energia elétrica. Como os sistemas fotovoltaicos de microgeração distribuída encontram atualmente um cenário favorável ao seu investimento e crescimento, proporcionando economia na conta de energia elétrica compatível com os custos do investimento, a Prefeitura da Estância Turística de São Roque, através de seu diretor de cultura, que deu todo apoio institucional na elaboração desse projeto. Este projeto tratou da introdução de uma inovação no setor público que foi a geração fotovoltaica que muito embora já esteja consolidada foi introduzida pela primeira vez no setor público municipal da Estância Turística de São Roque no Centro Cultural da Brasital. Por razões políticas até o presente momento este projeto não foi implementado.

2018

Tipo de produção: Software
Título: SIMULA A&P – ESTUDOS E SIMULAÇÕES DO ABSENTEÍSMO E PRESENTEÍSMO NAS EMPRESAS
Autor principal: Marco Antonio Silveira
Ano da publicação: 2018

Descritivo: O software SIMULA A&P/Sistema de apoio à decisão para competitividade com qualidade de vida” foi desenvolvido com o apoio da FAPESP/PIPE (processo no 2016/19.651-0). Esse artefato é uma decorrência de trabalhos anteriores do docente Marco A. Silveira com estudos sobre organizações inovadoras que buscam inovação organizacional de maneira tal a integrar competitividade empresarial com qualidade de vida no trabalho. Essas características demonstram a forte ADERÊNCIA do artefato aos interesses da área de concentração do programa, Administração de Organizações Inovadoras, tanto pelo produto em si, como pelo seu processo de desenvolvimento. A sua IMPORTÂNCIA deriva do sistema oferecer uma solução inovadora em People Analytics para avaliação, simulação e redução dos impactos do absenteísmo e do presenteísmo (isso é, um estado de alienação no trabalho), bem como as relações entre essas variáveis com os processos de inovação, através de banco de dados com uma estrutura de tabelas correlacionadas e pré-definidas, que permite viabilizar todos os algoritmos e funcionalidades do sistema. O uso de métodos de machine learning permitiu a definição de um algoritmo capaz de decidir automaticamente quais os desenvolvimentos de capital humano que devem ser feitos para minimizar os efeitos do Absenteismo e do Presenteísmo na capacidade inovadora da empresa. Tais análises são baseadas em algoritmos estatísticos bastante avançados, denotando a alta COMPLEXIDADE do artefato. As características do SIMULA A&P mostram o seu aspecto INOVADOR, uma vez que ele possibilita que análises preditivas sejam elaboradas através do processamento da interação entre variáveis complexas. A sua APLICABILIDADE inclui estudos e simulações a respeito do absenteísmo e do presenteísmo em organizações de diferentes portes. No anexo 2 são apresentados diversos detalhes adicionais deste sistema. Na vertente acadêmica, houve a publicação de diversos trabalhos, entre eles a publicação de três artigos em revistas científicas.

Referências:
GARRIDO, G.; MENDONCA, A. V.; LOPES, K.M.O.; SILVEIRA, M. A. Presenteísmo: causas e consequências de um mal subterrâneo. REVISTA DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO (CAD/UFSC). , v.19, p.54 – 67, 2017.
GARRIDO, G.; MENDONCA, A. V.; SILVEIRA, M. A. ORGANIZATIONAL LEARNING AND HUMAN MOTIVATION: A SYSTEMICALLY REPRESENTED RELATIONSHIP. Revista de administração da UFSM. , v.11, p.1222 – 1239, 2019.
DUARTE, V. S.; SILVEIRA, M. A.; OLIVEIRA, L. H. Ferramentas analíticas para avaliação de custos com a saúde dos colaboradores: um estudo em fabricantes de EPI. REVISTA DE TECNOLOGIA APLICADA. , v.9, p.73 – 91, 2020.


Tipo de produção: Curso para formação Profissional
Título: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA – ANÁLISE DE DADOS E MODELOS DE REGRESSÃO EM STATA
Autor principal: Marco Aurélio dos Santos
Ano da publicação: 2018

Descritivo: O presente PTT ADERE-SE a proposta do mestrado profissional considerando que o presente curso teve por objetivo desenvolver competências inovadoras junto aos discentes do mesmo. A IMPORTÂNCIA do mesmo está no desenvolvimento de pessoal capacitado em técnicas em nível básico de machine learning aplicados a casos reais de negócio com o uso do software estatístico Stata. Neste curso, foram apresentados os usos de modelos supervisionados e não supervisionados em dados e as oportunidades de novos insights e tomadas de decisões inovadoras com base em dados, com base neste software. Adicionalmente, os discentes desenvolveram atividades práticas de modelagem e análise dos resultados obtidos em casos reais apresentados pelos facilitadores. A COMPLEXIDADE do PTT se encontra na proposta de desenvolvimento do curso, aliando ferramentas tecnológicas e processo de ensino aprendizagem centrado no aluno. Tendo como alicerces de INOVAÇÃO o próprio conteúdo ofertado, assim como os processos de ensino aprendizagem aplicados em processo de ensino. Dentre os discentes, encontravam-se pesquisadores de universidades e de centros de pesquisa, assim como trabalhadores em áreas de Business Analytics e Business Intelligence de empresas de diferentes portes, envolvendo desde o setor financeiro, hospitalar, entre outros. Em termos de APLICABILIDADE, espera-se que os discentes ao término do curso tenham pleno domínio de desenvolvimento de modelos de machine learning supervisionados e não supervisionados básicos com base no software, e consigam desenvolver novas soluções aos problemas empresariais encontrados em seus negócios por meio do que foi ensinado, carregando junto a eles a possibilidade de transformação digital e de inovação para as empresas que atuam.

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