A docente Ana Lívia Cazane é graduada em Administração, com mestrado na área de Engenharia de Produção e doutorado em Ciências da Informação. Possui 12 anos de experiência na docência do ensino superior, 6 anos de experiência em coordenação de cursos na área de gestão e 14 anos de experiência atuando a frente de empresas de tecnologia e de tecnologia na educação. Durante o mestrado foi bolsista FAPESP e conciliou a bolsa com a docência no ensino técnico no SENAC onde trabalhou por mais 6 anos. Nesse período foi sócia-fundadora de uma empresa na área de tecnologia que após 4 anos no mercado de desenvolvimento e comercialização de softwares foi vendida para um investidor. Desde 2011 conciliava essas atividades com a docência no ensino superior, serviços de consultoria e palestras. Na docência lecionou diversas disciplinas na área de gestão, foi coordenadora de cursos de graduação na modalidade EAD e foi coordenadora de pós-graduação. Atua na Unimar desde 2019, ministra principalmente disciplinas na área de gestão, é coordenadora de cursos de graduação e pós, participa de grupos de pesquisa e da equipe multidisciplinar. Durante o doutorado pesquisou sobre a inter-relação entre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Cadeia se Suprimentos. Entre os diversos resultados obtidos, a docente já produziu 6 livros, 7 capítulos de livros, 8 artigos em periódicos, 15 artigos em anais de eventos, além de outras produções bibliográficas e técnicas. Além disso, também é notadamente capaz de incentivar a produção do conhecimento, por meio de grupos de estudos ou de pesquisa.
Docente-pesquisadora: Dra. Ana Lívia Cazane
A Dra. Ana Lívia Cazane acumula uma experiência de 14 anos na área de administração e tecnologia, desempenhando cargos de destaque em empresas do setor de tecnologia e inovação, consultoria empresarial, gestão de projetos e, mais recentemente, na administração estratégica de polos de educação a distância.
Durante esse período, foi sócia-fundadora de uma empresa de tecnologia que, após quatro anos de atuação no mercado de desenvolvimento e comercialização de softwares, foi adquirida por um investidor. Desde 2011, Ana Lívia tem conciliado suas atividades empresariais com seu compromisso no ensino superior, prestação de serviços de consultoria e realização de palestras.
Nos últimos 11 anos, a Dra. Ana Lívia tem exercido a função de docente em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino superior. Sua atuação abrange o ensino, a pesquisa (orientação de estudantes em projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso) e atividades de extensão (liderança de projetos com impacto social significativo).
Atualmente, ela ocupa a posição de Docente e Pesquisadora na Universidade de Marília, onde ministra disciplinas tanto na modalidade de ensino a distância quanto presencial. Notavelmente, no contexto do ensino a distância, Ana Lívia recebeu recentemente um prêmio da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em reconhecimento à criação e implementação de um modelo inovador que envolve a aplicação prática da presencialidade e a curricularização da extensão no currículo dos cursos de graduação, contribuindo de maneira estratégica para a gestão desses cursos na modalidade de ensino a distância.
Currículo Acadêmico: Possui experiência de ensino em curso de graduação, em curso de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e também na pós-graduação, em curso de especialização no formato de MBA’s. Realizou estágio pós-doutorado com bolsa PNPD/CAPES na USP de São Carlos (EESC/USP) junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. No estágio pós-doutorado, além do projeto de pesquisa, auxiliou na orientação de alunos do curso de mestrado em Engenharia de Produção e também trabalhou em conjunto com alunos de doutorado e outros estagiários de pós-doutorado. Nessas orientações e trabalhos em conjunto, teve a oportunidade de trabalhar e orientar projetos relacionados à área de concentração “Administração de Organizações Inovadoras”. Trabalhou nos projetos intitulados “Toward a Better Comprehension of Consumer Engagement in Digital Businesses” e “Digitalization Factors and Consumer Engagement in Startups: Evidence for a Virtuous Circle” que estão em processo de revisão em importantes revistas da área. Além disso, como fruto desses anos de trabalhos em pesquisas e de parcerias internacionais no âmbito da pesquisa, também trabalhou em diversos projetos relacionados à área de concentração. Abaixo estão alguns dos artigos que resultaram desses projetos: 1) “The role of new product development in underpinning the circular economy: A systematic review and integrative framework”(Management Decision)1 ; 2) “Management theory and big data literature: From a review to a research agenda” (International Journal of Information Management)2 ; 3) “Building Circular Products in an Emerging Economy: An Initial Exploration Regarding Practices, Drivers and Barriers : Case studies of new product development from medium and large Brazilian Companies” (Johnson Matthey Technology Review)3 ; 4) “First-mover firms in the transition towards the sharing economy in metallic natural resource-intensive industries: implications for the circular economy and emerging industry 4.0 technologies” (Resources Policy)4, e; 5) “Business opportunities and challenges as the two sides of the climate change: Corporate responses and potential implications for big data management towards a low carbon society” (Journal of Cleaner Production)5. Possui mais de 600 citações e h-index 11 e i10-index igual a 12 desde 2017 no Google Scholar (https://scholar.google.com/citations?user=9Q4lOOMAAAAJ&hl=en) . Toda essa experiência no desenvolvimento de pesquisas qualificadas, publicadas em importantes revistas internacionais, mostram uma maturidade no desenvolvimento de pesquisas qualificadas, o que não será diferente como docente e pesquisador do curso de Mestrado Profissional em Administração. Essa experiência será aplicada nas orientações de mestrado com o intuito de desenvolver pesquisas que foquem na qualidade e resultados em forma de artigos em revistas internacionais e, principalmente, na forma de PTTs.
Currículo profissional: Foi Analista de Qualidade na Clealco Açúcar e Álcool, uma grande empresa do setor sucroenergético, entre 2010 e 2013, com um período de estágio de seis meses. Durante o período de estágio, trabalhou em atividades do setor de Gestão de Qualidade. Trabalhou com a aplicação de Auditorias do Programa 8S, na atualização, criação e revisão de procedimentos, aplicação de auditorias de processos e aplicação de treinamentos ligados à área de qualidade para todos os setores da empresa, mas principalmente para a área industrial. Na área de recursos humanos, auxiliou o setor de indicadores de desempenho na criação do primeiro manual de metas da empresa. Entre 2011 e 2013, o administrador trabalhou como Analista de Qualidade na Clealco e atuou no desenvolvimento e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008), como no direcionamento das auditorias de processo, atualização e criação de procedimentos, auxílio no tratamento de não-conformidades de clientes internos e externos e também na realização de ações preventivas e corretivas. Gerenciou o Programa 8S na área administrativa e industrial da empresa. Recepcionava e acompanhava auditorias externas realizadas por clientes, como Copersucar, Petrobras e Shell. Aplicou treinamentos da área da qualidade voltados para os colaboradores (8S, Ferramentas da Qualidade e Qualidade Total). Além disso, participou de um projeto de implantação do Controle Estatístico de Processo (CEP) na área industrial e agrícola da empresa, além de integrar um projeto de gestão integrada na empresa (ISO 9001:2008, ISO 14000 e OHSAS 18000). Nessa empresa, trabalhou diretamente com outros setores da empresa, como no acompanhamento e gerenciamentos dos indicadores de qualidade juntamente com o setor de indicadores de desempenho, auxiliando também na criação dos manuais de metas da empresa. Na graduação, o Prof. Dr. Bruno Michel participou de um projeto voluntário na empresa júnior, Empreender Jr., da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Tupã (SP), entre os anos de 2007 e 2009. Nesse período, atuou como consultor e gerente de projetos, ajudando na implementação de diversos projetos para implantação de novas empresas e novos negócios, no município de Tupã. As experiências profissionais do Prof. Dr. Bruno Michel, descritas aqui, certamente serão úteis para o desempenho de suas atividades de docência e pesquisa junto ao Mestrado Profissional em Administração da Unimar. Ele tem experiência no desenvolvimento de projetos de negócios, de novas empresas (Empreender Jr.), e vivenciou, por quase quatro anos, o dia a dia de uma grande organização (Clealco), atuando diretamente na gestão de processos e na qualidade dos produtos produzidos pela empresa, além de realizar trabalhos conjuntos com diversos outros setores da empresa. Essas experiências respaldarão o seu desempenho em sala de aula, orientação e em pesquisa ao lhe permitir aproximar o meio acadêmico do profissional. Abaixo é apresentado o comprovante da principal atividade profissional apresentada aqui.
Currículo Acadêmico: O Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian possui experiência profissional, contando com 10 (dez) anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação, atuando como desenvolvedor de sistemas, consultor empresarial, cientista de dados, engenheiro de software e gestor de projetos. No que tange à aderência à Área de Concentração, Administração de Organizações Inovadoras, o docente vem atuando como gestor de projetos, em especial vinculados às empresas que buscam realizar o processo de transformação digital e de empresas da área de Tecnologia da Informação com enfoque em inovação. Neste contexto, pelas pesquisas e pelas práticas focadas nas tecnologias digitais aplicadas às organizações inovadoras, o docente apresenta pesquisas e produções técnicas que aplicam e trazem contribuições para o âmbito do projeto de pós-graduação. Ademais, aponta-se que a experiência do docente como gestor de projetos de inovação em multinacionais, além de consultorias e do desenvolvimento de aplicações e soluções computacionais, demonstra que tal professor é capaz de relacionar teoria com a prática, sendo capaz de criar e de aplicar Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) e de contribuir para que as empresas passem a ter uma gestão mais adequada para a sociedade atual. Destaca-se ainda a experiência do docente com Big Data, Internet of Things, Blockchain e Inteligência Artificial, permitindo que ele possa apoiar as organizações inovadoras nos estudos e na criação de estratégias para a aplicação de tais tecnologias.
Currículo profissional: Caio Saraiva Coneglian possui experiência profissional, contando com 10 (dez) anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação, atuando como desenvolvedor de sistemas, consultor empresarial, cientista de dados, engenheiro de software e gestor de projetos. Caio atua, desde 2021, como pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, desenvolvendo projetos de avaliação de sistemas de informação e o desenvolvimento da Escola de Informação de Ciência e Tecnologia. Além disso, Caio possui experiência como Consultor da Unesco no projeto Resgate do Rio Branco, vinculado à Biblioteca Nacional, no ano de 2022. Apresenta como destaque acadêmico o recebimento de menção honrosa do Prêmio Unesp de Teses do ano de 2021, que qualifica as melhores teses desenvolvidas nos programas de pós-graduação vinculados a universidade, seguindo as premissas da ODS da ONU. Além de ter sido escolhido como a 2ª melhor dissertação da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – ANCIB no ano de 2018. No âmbito da inovação, Caio atuou entre os anos de 2019 a 2021 no projeto de implantação do Parque Tecnológico de Marília, além de atuar como coordenador técnico do Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília em 2021. No contexto empresarial, Caio atuou como consultor do Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília na área de dados, em projetos desenvolvidos com a empresa Nestlé, desenvolvendo BI e dashboards para o apoio à tomada de decisões. Outro projeto foi desenvolvido com a Foxconn, uma das maiores multinacionais do mundo, como gestor de projetos de inovação, em projetos de capacitação e na aplicação de tecnologias habilitadoras. Vale destacar a atuação do Caio Saraiva Coneglian em empresas, atuando como gestor de projetos de transformação digital de empresas e na gestão de projetos de desenvolvimento de software no âmbito do CITec-Marília. Aponta-se ainda a atuação na Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI), na qual o profissional vem atuando continuamente desde o ano de 2018, apoiando a realização de iniciativas que apoiem a gestão das empresas de TI, dentre elas as organizações inovadoras.
Currículo Acadêmico: Carlos Francisco Bitencourt Jorge possui 15 anos como empreendedor no ramo de inovação, bem como liderança no contexto empresarial. Esteve envolvido em várias empresas de tecnologia e inovação, entre elas, TPC Soluções em Informática, CBM Soluções, BM Serviços entre outras, entretanto, merece destaque o seu envolvimento desde 2011 na ACI de Marília, sendo responsável por Serviços e os processos de Inovação da entidade[1]. No ano de 2021 fundou o ambiente de inovação Connect, que é composto por uma incubadora, aceleradora e instituto de pesquisa[2]. Posteriormente à fundação, passou a exercer o papel de CEO do Ambiente de Inovação Connect. Possui pós-doutorado em Ciência da Informação na área de concentração ‘Informação, Tecnologia e Conhecimento’ pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP), trabalhando com a Construção e Gestão do Conhecimento de maneira coletiva entre empresas. Em seu doutorado trabalhou com a Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva em Organizações Complexas, validando um modelo construído integrado de gestão do conhecimento e inteligência em 5 tipos diferentes de empresas (indústria alimentícia, instituição de ensino superior, entidade de classe, loja de varejo e um clube de futebol). Em seu doutorado sanduíche em Westminster College (EUA), desenvolveu pesquisas com enfoques em Inovação, Inteligência Organizacional, Gestão da Informação e do Conhecimento e Gamification para Organizações que atuavam com inovação. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na FGV EAESP, trabalhando em pesquisas que abordam a transformação digital enquanto processo de inovação. A sua formação e construção acadêmica possibilitou a publicação de mais de 40 artigos em periódicos, sendo estes em sua grande maioria com temáticas que abordam a gestão do conhecimento[3][4][5][6] e a inovação no contexto das organizações[5][6]. Possui também capítulos de livros e artigos publicados em anais de eventos. Há mais de 11 anos atua como docente em graduação e pós-graduações em diferentes IES, realizando atividades de ensino (aulas), pesquisa (orientação de iniciação científica e de trabalho de conclusão de curso) e extensão (projetos voltados à sociedade). Foi professor e pesquisador no mestrado profissional em Administração do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP) entre os anos de 2018 e 2019. Atualmente está alocado como Docente e Pesquisador da Universidade de Marília no nível de graduação em disciplinas que atuam com inovação e gestão do conhecimento e no Mestrado de Pós-Graduação em Direito, atuando como professor colaborador com enfoque em métodos científicos. O docente é professor convidado em Programas de Pós-graduações Lato-sensu, no qual destacamos sua contribuição na Universidade Federal de São Carlos no MBA de Inovação em Unidades de Informação. Há mais de 12 anos atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa “Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional” da Unesp/SP, bem como atualmente é professor colaborador no programa de Ciência da Informação lecionando para alunos de mestrado e doutorado (disciplina: Gestão da Inteligência e do Conhecimento em Organizações Competitivas e Inovadoras), bem como orienta alunos de mestrado e doutorado com temáticas voltadas para inovação e gestão do conhecimento.
Currículo profissional: Carlos Francisco Bitencourt Jorge possui 15 anos como empreendedor no ramo de inovação, bem como liderança no contexto empresarial. Durante os anos de 2004 e 2007 atuou em uma software house, TPC Soluções em Informática, que desenvolvia sistemas para entidades de classe, atuando como analista de sistemas, coordenador de projetos, gerente de tecnologia e no início de 2007, assumiu à direção executiva da empresa. Ainda em 2007, o administrador passou a integrar o quadro societário da empresa, onde passou a assumir toda gestão do negócio, bem como foi responsável por articular inúmeras parcerias visando processos de inovação dos sistemas desenvolvidos, bem como os processos internos da empresa. Concomitantemente a direção executiva da TPC, fundou o Conselho de Jovens Empreendedores (CJE) da Associação Comercial e Industrial de Marília. Nesse mesmo ano coordenou o CJE e implantou o Programa Apreenda e Empreenda, projeto que visou levar noções de empreendedorismo e inovação em instituições carentes na cidade de Marília (https://www.youtube.com/watch?v=DGljLNJV2sU&t=3s ), coordenando e liderando o projeto até 2011. No ano de 2011, vendeu a empresa TPC para um grupo de investidores chamado TMG, empresa que comprou o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e fundou a Boa Vista Serviços. No mesmo ano, 2011, passou a integrar a diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) como presidente do SCPC, no mesmo ano, fundou a empresa CBM Soluções em Tecnologia com foco no desenvolvimento de sistemas para apoio à gestão, empresa ativa e atuante até hoje. Entre os anos de 2014 e 2017, atuou como conselheiro fiscal da ACIM, paralelamente empreendia em outros negócios com base em tecnologia, como a CIMS mineradora de criptomoeda nos Estados Unidos e a BM Serviços, no contexto de consultorias de Gestão do Conhecimento e Inovação. Em 2018, voltou a fazer parte da diretoria executiva da ACIM e em 2020 assumiu concomitantemente o cargo de Diretor de Inovação da empresa, implantando uma série de processos voltados para o fomento e uso do conhecimento enquanto recurso para o processo de Inovação. Em 2021, assumiu a vice-presidência da ACIM, acumulando a função de diretor de inovação, e foi convidado pela diretoria para fundar e dirigir a Connect Aceleradora, que tem como missão o fomento de startups inovadoras de base tecnológica. Frente a Connect Aceleradora fundou a Connect Incubadora e a Connect Instituto, formando o Connect Ambiente de Inovação, inserido em mais de 100 polos em todo o território nacional em universidades e seus polos de ensino a distância, agências de cooperativas de créditos e associações comerciais.
Currículo Acadêmico: A experiência do Prof. De Sordi pode colaborar de diversas formas para o programa de mestrado profissional na área de concentração em Administração de Organizações Inovadoras. A primeira delas é de contribuição direta no desenvolvimento do tema Inovação no contexto organizacional, por intermédio de suas pesquisas. O prof. De Sordi vem trabalhando nos últimos anos na identificação e estruturação das diferentes lógicas criativas (heurísticas) praticadas por gestores de empresas bem-sucedidas de pequeno porte. Dentro desta linha de atuação, o prof. De Sordi vem desenvolvendo diversos projetos como: a) táticas criativas e suas interações a partir do histórico longitudinal de adoção pelos empreendedores para o desenvolvimento de produtos e serviços de suas empresas[3]; b) exploração de táticas criativas que carecem de descrição mais densa e exemplificação no contexto da Administração, como a exaptação e o nonaptation[6]; c) versioning e degradação como instrumento de diversificação do portifólio de produtos e serviços[5][7]; d) valorização e aplicação das táticas criativas (heurísticas) nas grandes empresas; entre outros projetos conforme referências de algumas das produções apresentadas ao final deste texto. Em paralelo a isso, o Prof. De Sordi vem estudando e aplicando há mais de 12 anos em suas pesquisas a abordagem Design Science Research, reconhecido método para a rápida conversão de inventos científicos em inovações empresariais. Nesse período, desenvolveu e apresentou diversos artefatos técnico-científicos em mídias comerciais e científicas, bem como auxiliou na conceituação e evolução da abordagem DSR[11][8][4]. Foi autor da primeira publicação DSR junto ao Journal of the Association for Information Science and Technology [9], ao apresentar em 2015, o artefato AnaCoTEx. Outras publicações de artefatos em outlets científicos de alto-impacto: Government Information Quarterly[2] (2021), Annual Meeting of the Academy of Management[10](2021), Journal of Small Business and Enterprise Development[1] (2022). Foi convidado pela Springer Nature para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre a abordagem DSR, que resultou em 2021 na publicação do livro “Design Science Research Methodology: Theory Development from Artifacts”[11]. Prof. De Sordi tem ampla experiência no desenvolvimento de parcerias com outras instituições de pesquisa e na captação de fomento às pesquisas, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. No histórico recente de financiamentos destacam-se: três projetos com financiamentos CNPq, dois projetos com financiamento FAPESP e um projeto com financiamento internacional da Springer Nature Switzerland AG.
Currículo profissional: Ampla experiência em atividades gerenciais. Foi gerente sênior da empresa de consultoria internacional Ernst & Young Consulting (E&Y) onde trabalhou por nove anos (1991-1999). Neste período, prestou consultoria para grandes empresas brasileiras e internacionais. Além de projetos de melhoria de processos, atuou em projetos de desenvolvimento de ambientes de alta performance para o desenvolvimento de sistemas de informação, com a inserção das ferramentas I-CASE da KnowledgeWare (parceira E&Y) e a metodologia System Navigator da E&Y. Trabalhou por três anos na Hewlett Packard Brasil (2000-2002l) onde desenvolveu o portfólio de soluções da HP para o segmento de utilities. Durante 2014-2016, foi o gestor técnico de dois projetos de melhoria e documento de processos executados pela empresa Tramitty B2G Consulting, financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD): um para o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) e outra para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA-RS). Trabalhou como analista de sistemas na Realplan Sistemas (Informática do Banco Real). Foi fundador e proprietário de duas empresas: De Sordi Consultores Associados e Alta Gastronomia Paulista.
Currículo Acadêmico: Karla Cristina Rocha Ribeiro é Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). Mestra e graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou como docente em várias instituições de ensino superior na graduação e pós-graduação. Atualmente atua como docente e pesquisadora na Universidade de Marília (UNIMAR). Nos últimos anos vêm se dedicando à construção acadêmica em pesquisas voltadas para inovação e gestão do conhecimento, o que possibilitou a publicação de 4 artigos[1][2][3][4] em periódicos qualificados pela CAPES. Além da construção bibliográfica, a docente vem participando de atividades de inovação e construção técnica juntamente com empresas da área de tecnologia. Atualmente integra o time de pareceristas de inovação da Connect Aceleradora, bem como figura como pesquisadora do Connect Instituto de Pesquisa, exercendo importante liderança nas temáticas de inovação quando relacionada com pessoas e suas atividades dentro das organizações.
Currículo profissional: Karla Cristina Rocha Ribeiro possui mais de 14 anos atuando como psicóloga. Desde 2020 atua como consultora de inovação na Connect Aceleradora, coordenando as análises voltadas para inovação com foco em pessoas. Além dessa experiência, atua como pesquisadora do Connect Instituto de Pesquisa, auxiliando o instituto na construção de estratégias e aplicação de pesquisas voltadas para empresas.
Currículo Acadêmico: Ao longo da sua trajetória procurou integrar produção acadêmica consistente com experiência executiva e de campo, através da integração entre as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Essas atividades acadêmicas e profissionais tiveram sempre como foco principal temas relacionados à Administração de Organizações Inovadoras. Atualmente é pesquisador responsável por um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, sendo que, o pesquisador possui um total de quinze projetos aprovados em seu nome desde 2010, com foco no desenvolvimento de organizações inovadoras. Entre os diversos resultados obtidos, nos últimos cinco anos publicou quatorze (14) artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, resultando em uma média de três artigos por ano, com temas ligados direta e indiretamente à inovação organizacional. Desde 2012 é reconhecido como pesquisador de alta produtividade pelo CNPq, tendo recebido três sucessivas bolsas trienais de “Produtividade em Desenvolvimento Científico e Extensão Inovadora – nível DT-2”, todas com temas relacionados à administração da inovação. Nessa temática, implantou e coordenou dois projetos de grande porte de abrangência nacional, envolvendo múltiplas instituições, entre elas, Empresas, Ministérios Federais, Universidades, Centros de Pesquisa, Agências Reguladoras, BNDES, FINEP, APEX, entre outras. Organizou e coordenou redes de pesquisa e sistemas empresariais, sendo de 2010 a 2013 o coordenador de transferência de tecnologia para o setor produtivo de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, o INCT-Namitec. Em síntese, do conjunto de realizações científicas vinculadas à área de concentração, podem ser destacadas as seguintes: a) Projetos de Pesquisa: total de sete projetos desde 2012, sendo quatro deles financiados pelo CNPq e estando um em execução; em todos eles é o Pesquisador Responsável; b) Projetos de Desenvolvimento: total de seis projetos desde 2012, sendo um deles com financiamento do CNPq e dois da FAPESP, na área de Business Analytics; em um atuou como Coordenador junto à Empresa e nos demais foi o Pesquisador Responsável; c) Desenvolvimento de vinte e dois processos na área da Administração da Inovação; d) Diversas atividades de transferência de tecnologia para instituições públicas e privadas, empresariais e acadêmicas; e) Criação, organização e gestão de seis redes empresariais e sistemas organizacionais colaborativos. Destacam-se também os seguintes projetos coordenados pelo pesquisador no âmbito do “Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação”, todos focados em Inovação Organizacional: a) (2010 a 2014) Planejamento, implantação e coordenação do Projeto AMBIENTRONIC/ABIMO, cujo objetivo era apoiar a inovação visando à sustentabilidade com enfoque triple bottom line do setor de equipamentos eletromédicos, envolvendo nove indústrias, três Ministérios, Universidades, Centros de
Pesquisa além da ANVISA, BNDES, FINEP e APEX; b) (2013-2015) Responsável pela articulação de uma rede de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Fatores Psicossociais, considerando seus impactos tanto na inovação como na saúde dos trabalhadores; c) (2002-2007) Responsável pelo planejamento, implantação e coordenação da Rede TSQC/”Tecnologia e Serviços para Qualificação e Certificação do Hardware e Software Nacional”, envolvendo empresas, dois Ministérios Federais, Universidades, Centros de Pesquisa entre outras organizações públicas e privadas. Durante toda a sua carreira profissional desenvolveu atividades de ensino universitário. A partir de 1998 exerce atividades de ensino em cursos de pós-graduação na área da Administração, em diferentes instituições de ensino superior, entre os quais: Doutorado e Mestrado Profissional em Administração (UNIFACCAMP); Mestrado Profissional em Qualidade (UNICAMP) e em outros cinco programas stricto sensu nas seguintes instituições: PUC-Campinas, Universidade São Marcos, CNEC e UNOPEC. Na quase totalidade das
instituições acadêmicas e universitárias em que atuou, desenvolveu atividades de orientação de alunos pertencentes aos vários níveis educacionais, isso é, da graduação ao pós-doutorado, tendo como resultado total: supervisão de pós-doutorado (5 concluídas), orientação de doutorado (1); mestrado (47), entre outras orientações (iniciação científica, 47 concluídas e, projetos de desenvolvimento tecnológico e industrial, 33 concluídos, sendo que esses 80 projetos tiveram bolsas do CNPq, PIBIC e DTI). Por entender que na área de Administração a integração entre atividades acadêmicas e extensionistas pode trazer expressivos benefícios mútuos, ao longo da trajetória profissional procurou praticar o princípio da integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. Várias dessas atividades foram desenvolvidas através de projetos de extensão sob coordenação do docente, sendo dez deles financiados pelo CNPq. No Lattes estão detalhados os principais resultados desses projetos, os quais incluem a prestação de trabalhos técnicos de assessorias, consultorias e outras iniciativas empresariais, promoção de dezenas de cursos de curta duração, eventos e palestras abertas à comunidade, além de diversas outras relevantes atividades extensionistas, tais como implantação de Centro de Desenvolvimento de Empresas, Faculdade da terceira idade, membro do Comitê de Governança Corporativa da Termomecanica S.A., Gerência Executiva do projeto CB-25, para disseminação das normas ISO 9000 no País, NUPE/”Núcleo de Pesquisas e Extensão” Organização, seis redes empresariais e sistemas organizacionais colaborativos, entre diversas outras.
Currículo profissional: Marco Antonio Silveira possui experiência profissional que inclui cargos em diversas empresas e em um Centro de Pesquisas pertencente ao Ministério da C&T Inovação onde atuou como Vice- Diretor, Diretor de projetos e Gestor de área e em três Instituições de Ensino Superior (Diretor geral, Diretor acadêmico e Diretor de pesquisas). Em empresas privadas trabalhou na “Thornton Inpec S.A.” e no centro de desenvolvimento de áudio para a América Latina da “Philips do Brasil”, nos seguintes cargos: Gerente da Seção de Confiabilidade de Produtos da Philips do Brasil, Coordenador do programa de Qualidade Total da Philips do Brasil e Chefe de Controle da Qualidade da Thornton S.A. Criou e dirigiu dois Microempreendimentos, sendo uma empresa fabricante de equipamentos eletrônicos e uma empresa de serviços tecnológicos e acadêmicos na área de Administração, com ênfase em Business Analytics. Também foi membro do Comitê de Governança Corporativa da Termomecânica S.A. de 2008 a 2009. De 2015 a 2020, foi Presidente da “Casa da União Estrela da Manhã”, instituição beneficente atuante em diversas cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais; atualmente tem o papel de Vice-Presidente de Projetos da “Casa da União” matriz, com abrangência em todos os estados brasileiros e três países. Prestou dezenas de consultorias e assessorias empresariais, além de ter gerenciado projetos de natureza empresarial e algumas redes inter-organizacionais.
Currículo Acadêmico: Pesquisadora e docente titular do Programa de Pós Graduação em Direito da Unimar, pesquisa assuntos relacionados às políticas públicas em seus aspectos, em especial no sentido de ações que promovam o desenvolvimento econômico e inovação, compreendendo o mesmo como um desenvolvimento amplo que contemple as diversas áreas. Na graduação atua em diversos cursos o que permite uma interlocução com outras áreas (como Agronomia e Farmácia) e uma análise de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento por meio de inovações. Especial atenção é dada para as questões da promoção de financiamento e gestão pública. Neste sentido participa do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília – atuando no Grupo de Trabalho de Gestão Pública, primeiro como coordenadora e depois como membro, propondo ações de inovação que permitam a melhor gestão pública e consequente desenvolvimento local. Atualmente a docente pesquisadora integra o time de pareceristas de inovação da Connect Aceleradora. Além disso, é pesquisadora do Connect Instituto de Pesquisa, exercendo importante liderança em processos que necessitem de conhecimento de economia, em especial analisando seus impactos nas organizações e nos seus processos inovadores.
Currículo profissional: A economista iniciou a vida profissional como funcionária em uma empresa de auditoria externa, tendo amplo contato com o funcionamento das organizações em seus vários aspectos, podendo perceber a importância da inovação nas mesmas, bem como de políticas voltadas para estas. Também apresenta com grande relevância a atuação no Conselho Regional de Economia como delegada municipal, permitindo contribuir nas questões referentes à participação do Economista bem como com o envolvimento com outras regiões (região de Maríla – Presidente Prudente) e no Estado de SP com experiências de inovação proporcionadas pelas empresas. Na academia, ao estudar sobre políticas públicas pode relacionar com as questões organizacionais, além disto a participação como coordenadora do GT de Gestão Pública no Conselho de Desenvolvimento Estratégico – CODEM – Marília, permitiu tomar contato e contribuir no sentido das questões de inovação e sua importância para a gestão pública uma vez que a inovação nesta se apresenta como elemento fundamental para toda a produção e desenvolvimento local.
Currículo Acadêmico: Marco Aurélio dos Santos é Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, área de Controladoria e Contabilidade. Possui expertise em estudos na área de Data Science aplicado a negócios, publicados em periódicos nacionais e internacionais [1][2][3][4][5]. Trabalha também com projetos de consultoria em data Science que podem auxiliar ao desenvolvimento de discussões e proposições inovadoras no sentido de desenvolvimento de novas soluções de negócio baseadas em dados. Considerando abordagens inovativas como sendo o desenvolvimento de novas ações internas e externas com o objetivo do aumento da competitividade organizacional, há atualmente, o uso de ferramentas de Data Science que se tornam cada vez mais imperativas na construção de propostas inovadoras nos campos de gestão. Adicionalmente, ao possuir experiência administrativa em campo financeiro, apresenta a soma das experiências nessas duas áreas que pode trazer uma adição ao programa, considerando que com isso, é possível visualizar possíveis processos inovativos em finanças e contabilidade/controladoria de empresas com o uso dessa ferramenta. Na Montvero Consultoria e Treinamento (www.montvero.com.br). Desenvolve um trabalho contínuo de oferta de cursos novos, com foco em inovações do mercado em data Science e business Analytics, assim como tem desenvolvido processos inovativos na gestão interna de processos da empresa. Atualmente o portfólio de cursos e cursos in company apresenta formas de ensino inovadoras, tais como por meio de projetos e via multiplataformas. Foi professor e pesquisador no mestrado profissional em Administração do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP) entre os anos de 2018 e 2019.
Currículo profissional: Marco Aurélio dos Santos possui experiência em tesouraria de empresas, trabalhando por diversos anos em setores de contas a pagar/departamento financeiro (1), com ações de organização, gerenciamento e controle de fluxos de recursos de empresas de ensino superior. O contador Marco Aurélio dos Santos também atua com projetos de consultoria em data Science para empresas, focando em projetos de modelagem de precificação, análise exploratória de variáveis determinantes para tomada de decisão, e consultoria com foco em novos projetos/áreas de business Analytics e business intelligence. Na Montvero Consultoria e Treinamento, tem desenvolvido mudanças nos processos de gestão e administração da empresa, a fim de sempre inovar e manter a empresa em níveis de competitividade dentro do mercado (www.montvero.com.br).
Currículo Acadêmico: Maria Alice Campagnoli Otre possui Doutorado na área de Comunicação. Atua há 15 anos como docente em graduação com foco em Marketing, Jornalismo e Pesquisa de Mercado; e pós-graduações, atuando no MBA de Marketing e Gestão Empresarial. É professora conteudista e responsável pela disciplina de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação; por meio da produção de material didático e gravação de 16 aulas sobre o tema. A disciplina é ofertada atualmente a 23 cursos do EAD Unimar, com 8130 alunos matriculados; 26 turmas dos cursos presenciais da Unimar, com 1116 alunos matriculados na Unimar e em duas IES parceiras. Participou em 2020 da série Quarentena: Inovação e criatividade, em que os pesquisadores do grupo de pesquisa construíram uma série de vídeos no formato de podcasts, com o intuito de auxiliar as empresas e parceiros com ideias e conhecimentos acerca de inovações voltadas para a manutenção da competitividade no momento da Pandemia do Covid-19, contribuindo com o tema Comunicação criativa. É desde julho de 2020 responsável pela área de endomarketing em uma empresa de tecnologia de Marília, atuando e entendendo o RH e a cultura organizacional como propulsores da cultura inovativa. Em 2019, passou a fazer parte ativamente do Grupo de Pesquisa da Universidade de Marília que atua com Gestão e Inovação em Organizações, contribuindo com o desenvolvimento de 6 publicações.
Currículo profissional: Maria Alice Campagnoli Otre possui 7 anos como gestora à frente de uma empresa de natureza Microempreendedor Individual (MEI) que atua com comunicação organizacional com foco em comunicação interna, buscando na inovação uma forma de se reinventar e atender empresas nacionais com serviços de endomarketing. Nesses atendimentos, atuou em diversos segmentos como imobiliária, realizando consultoria de clima organizacional e desenvolvimento humano, cosmética no desenvolvimento de material educacional para a empresa, assim como atendendo há 12 anos uma Distribuidora de Petróleo com a produção de newsletter semanal, a princípio, e posteriormente com a produção de revistas mensais. Também atuou como jornalista para a revista Haley, de Dourados/MS; assim como para o Anuário das Indústrias Alimentícias da cidade de Marília/SP. Já atuou como coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade em Dourados, experiência que somou na área da gestão e liderança de pessoas, assim como foi responsável pela Assessoria de Imprensa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009 a 2011), e posteriormente atuou como Chefe de Gabinete da Reitoria (2012 a 2013). Desde julho de 2020 atua como Endomarketing de uma empresa de Tecnologia de Marília (SP), a Tray Plataforma de E-commerce, em que aprofundou seu conhecimento e interesse sobre a importância da cultura e comunicação organizacional para o desenvolvimento de uma cultura inovativa.
Currículo Acadêmico: Orlando Roque da Silva é pós-doutorado em administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fez seu doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Metodista de Piracicaba e seu mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
É bacharel em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Internacional e bacharel em Administração pelo Centro Universitário SantAnna. Foi professor titular na Universidade Paulista onde lecionou as disciplinas de Estatística, Gestão da Informação e Pesquisa Operacional, coordenador acadêmico de engenharia de produção no Centro Universitário de Campo Limpo, onde lecionou diversas disciplinas tais como: Planejamento, Programação e Controle da Produção, Gestão da Inovação Tecnológica, Planejamento Estratégico da Informação, Pesquisa Operacional, coordenador dos cursos de Gestão da Produção Industrial e Tecnologia em Logística na Universidade de Sorocaba, professor no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Metodista de Piracicaba, atuando nos programas de mestrado e doutorado e coordenador do programa de mestrado em Administração – Inovação Tecnológica e Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas onde lecionou disciplinas tais como: transformação digital, sistemas de informações e inovação tecnológica além de ter atuado em empresas como analista de sistemas na Klabin Papel e Celulose e como consultor em implantação de sistemas na System Software Associate e na SAP. Atualmente é pesquisador no Instituto Schumpeter de Inovação. Seus interesses de pesquisas incluem manufatura digital, análise de dados de manufatura e indústria 4.0. Publicou em uma variedade de periódicos: International Journal of Development Research, Independent Journal of Management & Production, Brazilian Business Review, Total Quality Management & Business Excellence, Revista de Administração da Unimep e Journal on Innovation and Sustainability, entre outros. Nos últimos 4 anos destacam-se oito artigos [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] publicados em importantes periódicos nacionais e internacionais. Foi um dos ganhadores do 59º prêmio Jabuti, na categoria Engenharia, Tecnologia e Informação.
Currículo profissional: Ampla experiência em atividades de consultoria e assessoria. Foi analista de sistemas na Klabin Fabricadora de Papel e Celulose por mais de dez anos (1986-1997). Nesse período atuou em diversos projetos tais como: desenvolvimento e implantação de sistema de planejamento e controle da produção, sistema de cobrança escritural via satélite integrando seis plantas industriais, implantação de sistema de computação VAX da Digital Equipment Corporation. Trabalhou em empresas de consultoria como a System Software Associates (SSA) na implantação do BPCS nas empresas Autosuture do Brasil e Ciba Geigy, ambas do setor farmacêutico. Atuou na SAP, uma empresa de origem alemã criadora de softwares de gestão de empresas, implantando e assessorando empresas como: Igaras Papéis, Renner Dupont, Pirelli Cabos, Eletronuclear, Petrobrás, Siderúrgicas Gerdau. Foi sócio da empresa D’ORS Consultoria no período 2004-2019 atuando como gerente de projetos no desenvolvimento, implementação e coordenação de sistemas e ferramentas de controle de produção, mapeamento de fluxo de valor, troca rápida de ferramentas, semana kaizen, sistemas puxados (kanban), padronização, estabilização de processos e projetos de layout industrial, determinação do Índice de Maturidade para Indústria 4.0 segundo metodologia Acatech, desenvolvimento e implantação de projetos de transformação digital na indústria.
Currículo Acadêmico: Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC, Marília/SP, Especialista em formação e mediação em educação à distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT, Presidente Prudente/SP com período de intercâmbio no curso Licenciatura em Matemática na Universidade de Coimbra, (UC – Portugal). Atuou como professor da Faculdade Católica Paulista e foi membro do Grupo de Estudos e Iniciação Científica em Gestão – GINCIG (Marília/SP) atuando nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis nas disciplinas Matemática, Matemática Financeira, Estatística I e II, e Estatística Aplicada, além de orientar trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica. Atuou na mesma instituição nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II. Atuou como facilitador de ensino (bolsista do programa de formação pedagógica em EaD da UNIVESP) nas disciplinas de Projeto Integrador, Gestão da Informação e Práticas para o Ensino da Matemática, além de orientar trabalhos de conclusão de curso. Atuou como professor na Universidade Estadual Paulista (UNESP – Marilia/SP) nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia nas disciplinas de Bibliometria, Métodos Quantitativos e Metodologia da Pesquisa Científica; no curso de Ciências Sociais na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa II; no curso de Pedagogia na disciplina Estatística Aplicada à Educação; e nos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia nas disciplinas de Bioestatística I e II. Atualmente é professor da Universidade de Marilia (UNIMAR), no curso de Ciência da Computação e orientador de iniciação científica, professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP (Marília/SP) junto a linha de pesquisa Produção e Organização da Informação. Como pesquisador, desenvolve estudos relacionados a métodos quantitativos, estatística aplicada e métodos computacionais aplicados à produção e organização da informação, e é membro do grupo de pesquisa de Estudos Métricos em Informação – GPEMI (UNESP – Marília/SP). Ainda, é parecerista de revistas qualificadas nas área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo a saber: AtoZ: Novas práticas em Informação e Conhecimento, Em Questão e Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Diante do exposto, o docente e pesquisador adere-se a área de concentração e as linhas de pesquisa propostas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações Inovadoras dada a formação, em nível de pós-graduação, na grande área Ciência Sociais Aplicadas, pela contribuição no ensino de metodologias, principalmente de enfoque quantitativo, e pelas pesquisas a serem desenvolvidas e orientadas que apliquem tais conhecimentos ao contexto das organizações inovadoras.
Currículo Profissional: Possui experiência em análise e gestão de dados trabalhando como consultor independente em processos de extração, coleta, organização, visualização e análise de dados oriundos de diferentes fontes visando o processo de inovação. Dentre suas experiências destaca a prestação de consultoria em análise de dados do impacto da atuação dos membros do NCPI (Núcleo Ciência Pela Infância) prestado à Pacto Planejamento e Desenvolvimento Institucional ltda (2020) e a prestação de consultoria em análise de dados de mídias digitais à empresa GOP STUDIO (2021). Desde novembro de 2022 é consultor em gestão de dados em ambiente web atuando na extração, organização e visualização de dados.
Currículo Acadêmico: A experiência do docente Roberto Cavallari Filho vai ao encontro do desenvolvimento da área de concentração “Administração de Organizações Inovadoras” do mestrado profissional em Administração na Unimar – Universidade de Marília. O docente possui experiência acadêmica significativa na área de Organizações do Conhecimento, inovação e gestão da aprendizagem individual e coletiva. Entre os tópicos ministrados na Graduação, destacam-se: a) Indústria 4.0 e seus impactos inovativos nas diversas áreas do conhecimento e no mercado de trabalho[1]; b) Planejamento Estratégico de Marketing baseado em projetos e método ágil para a formulação[2] e c) gestão de projetos voltados à inovação baseados nas metodologias americana (PMBoK), européia (ICB)[3]. Dentro desta linha de atuação, ele vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa em Iniciação Científica, em conjunto com os alunos[4][5]. Além disso, o professor Cavallari Filho vem publicando artigos científicos nos quais desenvolve pesquisas hermenêuticas, qualitativas e quantitativas acerca da aprendizagem individual e organizacional na sociedade democrática permeada pela cultura digital[6][7][8][9]. O docente também é tradutor de artigos científicos e livros, e autor de capítulos de livros e livros na área da aprendizagem[10][11][12][13]. As contribuições do docente na área da gestão, inovação e aprendizagem também se expressam em projetos de impacto social e organizacional. Em 2007, o docente fundou a Poiesis Editora, empresa atualmente responsável pela revisão, editoração, publicação, conversão de eBooks e divulgação de mais de 200 títulos de livros, além da Plataforma de Ensino Híbrido/APP nativo “Poiesis Digital”, voltada aos empreendedores do setor do ensino[14][15]. Entre 2010-2013, o docente foi um dos responsáveis pelo projeto de inovação processual do Instituto Comitas para o Estudo de Antropologia (Cifas), sediado na Columbia University na cidade de Nova York[16]. O projeto consistiu na criação e gestão de uma plataforma digital com o intuito de organizar e distribuir mais de 20.000 unidades como fonte de dados, informação e conhecimento, entre artigos científicos, livros, fotos de pesquisa de campo, notícias de jornal e vídeos produzidos ao longo dos anos pelo professor Lambros Comitas e seus orientandos em suas pesquisas de campo, dissertações e teses. Outra experiência significativa na área de gestão, inovação e aprendizagem ocorreu em 2017, quando o docente assumiu o cargo de dirigente municipal de Educação (DME) no município de Marília/SP. À frente do cargo, ele promoveu e participou diretamente do projeto de inovação na gestão de conhecimento do órgão público, aplicando estratégias de aprendizagem para os mais de 1700 trabalhadores do conhecimento ligados à pasta da Educação. Junto com o cargo de DME, o docente ocupou cargo de diretoria na Undime/SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo), trabalhando em projetos de formação em gestão, inovação e aprendizagem com os mais de 500 DMEs dos municípios associados à entidade[17]. Cavallari Filho é Bacharel em Administração de Empresas (FEESR; bolsista FEESR) com especialização (lato sensu) em Marketing (FEESR). Ele também é mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação brasileira (Unesp; bolsista Capes), e mestre e doutor em Filosofia (Columbia; bolsista Capes/Fulbright).
Currículo Profissional: Roberto Cavallari Filho possui mais de 20 anos de experiência na gestão de empresas, sendo uma boa parte desse tempo dedicado à busca de inovação. O administrador iniciou sua experiência profissional no final da década de 1990, nas empresas familiares nos ramos de móveis, madeira e imóveis. Nesse período, com a ampliação da internet no interior de São Paulo, promoveu e atuou continuamente na digitalização e automação de processos de trabalho nos campos da gestão, finanças e mercadológico. Em 2007, Roberto fundou a Poiesis Editora, empresa atualmente responsável pela revisão, editoração, publicação e divulgação de mais de 200 títulos de livros, além da Plataforma de Ensino Híbrido “Poiesis Digital”[1]. A empresa foi uma das primeiras editoras a iniciar o processo de inovação na indústria do livro brasileiro ao converter seu acervo para eBook em parceria com a gigante americana Amazon no Brasil, em 2012. O processo também inclui campanhas de mudança dos hábitos de compra e leitura de livros junto aos consumidores brasileiros. Entre as tecnologias aplicadas na gestão organizacional da Poiesis, sob a coordenação de Cavallari Filho, destacam-se o Adobe Creative Suite, o CMS (Content Management System – Drupal e WordPress), o software Calibre, o software de gestão de projetos e equipes Monday e as plataformas de redes sociais. Entre 2010- 2013, ele foi um dos responsáveis pelo projeto de inovação processual do Instituto Comitas para o Estudo de Antropologia (Cifas), sediado na Columbia University na cidade de Nova York[2]. O projeto consistiu na criação e gestão de uma plataforma digital com o intuito de organizar e distribuir mais de 20.000 unidades como fonte de dados, informação e conhecimento, entre artigos científicos, livros, fotos de pesquisa de campo, notícias de jornal e vídeos produzidos ao longo dos anos pelo professor Lambros Comitas e seus orientandos em suas pesquisas de campo, dissertações e teses. As tecnologias aplicadas na curadoria do material envolveram diversos métodos e estratégias voltados ao melhor uso das informações e dos conhecimentos. Entre as ferramentas utilizadas como suporte a Gestão do Conhecimento, destacam-se o Adobe Creative Suite, o CMS (Content Management System – WordPress), o iMovie (Apple) e o software de gestão de projetos e equipes, Trello. Posteriormente, em 2018, Roberto assumiu o cargo de dirigente municipal de Educação no município de Marília/SP. À frente do cargo, ele promoveu e participou diretamente do projeto de inovação na gestão de conhecimento do órgão público, aplicando estratégias de aprendizagem para os mais de 1700 trabalhadores do conhecimento ligados à pasta da Educação. O processo inovativo consistiu na aplicação de métodos, técnicas e ferramentas de gestão da informação e do conhecimento voltados à aprendizagem individual e coletiva dos trabalhadores. Entre as ferramentas utilizadas como suporte a Gestão do Conhecimento, destaca-se a plataforma Conviva, ferramenta de gestão da informação e do conhecimento como recurso central à inovação de políticas públicas da Educação, patrocinada pelo Instituto Itaú Social, Instituto Natura, Unicef entre outros. Na mesma esteira, Roberto ocupou cargo de diretoria na Undime/SP (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo), trabalhando em projetos de formação em gestão, inovação e aprendizagem com os mais de 500 DMEs dos municípios associados à entidade. Entre as ferramentas utilizadas como suporte a Gestão do Conhecimento, destaca-se o software Microsoft Office 365 Business. Vale destacar a experiência mais recente do Roberto com a criação da Plataforma de Ensino Híbrido/APP nativo “Poiesis Digital” em 2020[3] .
Currículo Acadêmico: A docente pesquisadora participa da Câmara Técnica de Educação do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília, trabalhando para a garantia de uma educação pública de qualidade por meio da capacitação para utilização de instrumentos pedagógicos inovadores, com o uso das novas tecnologias. Membro da Rede de Pesquisa MetaRed Brasil, uma organização das universidades públicas e privadas brasileiras que visa promover o debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas universidades brasileiras. É Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão da Universidade de Marília (UNIMAR), sendo responsável pela gestão de recursos financeiros e não financeiros de auxílio à pesquisa e extensão de toda a Universidade, em especial para os projetos de inovação. Foi integrante, durante a pandemia, da comissão Unimar Conectada, sendo responsável pela construção de estratégias inovadoras que visavam dar continuidade na construção de conhecimentos nos processos de ensino, pesquisa e extensão por meio da implementação de competências digitais. Também atua como coordenadora do Departamento de Relações Internacionais (DRI) da UNIMAR, aproximando diversas ações inovadoras e instituições estrangeiras para toda comunidade da Universidade e da cidade de Marília. Atualmente está na presidência do Connect Instituto de Pesquisa e Extensão “Filomena Ottaiano Losasso” – Ambiente de Inovação Connect, uma instituição que objetiva fomentar e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, contribuindo para a comunidade acadêmica, a sociedade e o Ambiente de Inovação Connect. Possui a empresa ‘WMHF Serviços Educacionais’, responsável por assessorar educacionalmente e administrativamente Instituições de Ensino Superior, oportunizando ao corpo docente e discente atividades de ensino geradoras de conhecimento e práticas inovadoras.
Currículo Profissional: Walkiria M. Heinrich Ferrer coordena o Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão da Universidade de Marília (UNIMAR), sendo responsável pela gestão de recursos financeiros e não financeiros de auxílio à pesquisa e extensão de toda a Universidade. Coordena o Departamento de Relações Internacionais DRI-UNIMAR, promovendo aos alunos e docentes intercâmbio presencial e/ou virtual com mais de vinte e três instituições conveniadas, em contato direto com experiências inovadoras nos continentes americano, africano e europeu. Atualmente está na presidência do Connect Instituto de Pesquisa e Extensão “Filomena Ottaiano Losasso”/Ambiente Connect, uma instituição que objetiva fomentar e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, contribuindo para a comunidade acadêmica, a sociedade e o Ambiente de Inovação Connect. É a diretora responsável pela gestão da WMHF Serviços Educacionais, responsável por assessorar educacionalmente e administrativamente Instituições de Ensino Superiores, oportunizando ao corpo docente e discente atividades de ensino geradoras de conhecimento e práticas inovadoras. Atua como conselheira no Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Marília (CMPIR) e Conselho Municipal de Juventude de Marília, além de atuar no Comitê Regional de Combate ao trabalho escravo e apoio ao Imigrante, sendo este projeto do Governo do Estado São Paulo. Walkiria também integra o Grupo de Trabalho (GT) de Educação do Conselho Estratégico de Marília (CODEM), contribuindo com sua experiência na educação para construção de inovação para o município de Marília.