Projeto de Pesquisa: A Importância do Compliance nas Startups da Região de Marília como Incremento de Inovação Organizacional
Ano início: 01/02/2021
Docentes responsáveis: BRUNO BASTOS DE OLIVEIRA e MARCO AURELIO DOS SANTOS
Descrição do projeto: O projeto de pesquisa objetiva investigar como a criação e implementação do compliance nas organizações da região de Marília, com recorte específico nas startups, observando como favorecem o incremento de inovação organizacional. Esse projeto tem como objetivo geral a identificação do nível de maturidade empresarial dessas startups na região, a partir da identificação dos modelos de programas de compliance adotados pelas organizações ou mesmo ausência desses programas de conformidade, analisando como tais situações impactam no ambiente econômico interno e externo e podem ser fundamentais para o estabelecimento da competitividade empresarial. Como objetivos específicos, temos: a) Levantar a realidade regional no que se refere a implantação de programas de compliance nas startups; b) analisar os programas de compliance de segmentos de organizações inovadoras; c) verificar e compreender os elementos que integram um projeto de compliance no ambiente organizacional inovador; d) identificar como a implementação ou não de um programa de compliance interfere na competitividade organizacional. Para atingir esses objetivos, será analisado o referencial teórico referente às temáticas organizações inovadoras e compliance. O método que será utilizado consiste no estudo de caso. Dessa maneira, para um grupo de organizações a ser definido, será aplicada a técnica de triangulação de dados para obter uma visão ampliada da problemática investigada, obtendo-se informações, através de instrumentos de observação direta, sobre a implementação ou não de programas de compliance, a natureza desses e se há possibilidade de ganho em competitividade, mediante processo inovador para as startups.
Fonte de financiamento: Unimar – Universidade de Marília
Projeto de Pesquisa: Lógicas Criativas para o Desenvolvimento de Produtos por Empreendedores da Base da Pirâmide (community-based entrepreneurship)
Ano início: 01/02/2021
Docentes responsáveis: JOSE OSVALDO DE SORDI e MARCO ANTONIO SILVEIRA
Descrição do projeto: A inovação do portfólio de produtos e serviços das empresas é algo desafiador, em especial para as pequenas empresas com limitações de recursos e distante dos grandes centros tecnológicos. A literatura científica voltada à inovação e criatividade nas organizações é predominantemente centrada na abordagem new product development (NPD), projetada para a realidade de empresas de grande porte. Lógicas alternativas de inovação, como as associadas ao princípio da effectuation, ainda são pouco difundidas no meio acadêmico, em especial no contexto ferramental, em uma perspectiva mais pragmática. Apesar de serem praticadas por empresas de todos os portes, muitos as compreendem como sinônimo de práticas de menor valor, confundindo-as com bricolagem ou mesmo com o improviso sem preocupação com a qualidade (“gambiarra”). Nesse projeto utilizaremos o método Grounded Theory para acompanhar a inserção e uso de um recente artefato científico, “10 Tipos de Lógicas Criativas”, voltado à inovação de produtos a partir dos princípios de effectuation, junto a proprietários de pequenas empresas localizados em incubadoras sociais. Em termos analíticos objetivamos: a) averiguar a adequação do artefato a esse público, ou seja, como se dá a transferência e apropriação dos conhecimentos do artefato aos empreendedores de base da pirâmide (community-based entrepreneurship ou social entrepreneurship); b) identificar adaptações de design do artefato necessárias ao melhor atendimento direto desse público, ou seja, sem a necessidade de um interlocutor, como um técnico ou agente de inovação operando-o (ter o empreendedor social como praticante final do artefato). A versão inicial do artefato, que requer a intermediação de especialistas, está disponível no formato de software freeware na Internet (https://tentypescreation.com/), apresentando, de forma estruturada e didática, as lógicas criativas associadas ao princípio da effectuation. Essa versão inicial foi desenvolvida e amadurecida a partir de debates com diversos praticantes e acadêmicos, para esse último grupo destacam-se os debatedores do principal congresso internacional da Administração, como também os editores e reviewers de um importante journal internacional dedicado às pequenas empresas, respectivamente: DE SORDI, J.O.; NELSON, R. E.; MEIRELES, M.; HASHIMOTO, M. Development of Products and Services in Small Enterprises: Artifact to Discuss Creative Logics. In: Annual Meeting of the Academy of Management – 2021, 81st Academy of Management Annual Meeting Proceedings, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5465/AMBPP.2021.10864abstract DE SORDI, J.O.; NELSON, R. E.; MEIRELES, M.; HASHIMOTO, M. Development of products and services in small enterprises: proposition of an artifact to discuss creative logics. Journal of Small Business and Enterprise Development, v.29, n.1, p.18-46, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JSBED-09-2020-0327
Fonte de financiamento: CNPq (bolsa produtividade em pesquisa – 311993/2021-4 )
Projeto de Pesquisa: Gestão estratégica da inovação organizacional: Conhecimento como recurso estratégico em redes inter organizacionais
Ano início: 01/02/2018
Docentes responsáveis: MARCO ANTONIO SILVEIRA e JOSE OSVALDO DE SORDI
Descrição do projeto: A observação da dinâmica dos mercados atuais revela que o nível de competitividade de uma empresa decorre de um conjunto de fatores econômicos, mercadológicos e tecnológicos que transcendem as condições intrínsecas da cadeia produtiva. Portanto, muito embora o nível de competitividade de uma empresa seja fortemente influenciado por fatores internos, as condições do seu ecossistema organizacional também são determinantes. Nesse contexto, diversos autores afirmam que o sucesso nos processos de inovação depende da articulação interfirmas e com outros agentes socioeconômicos, uma vez que o esforço individual da empresa não é mais suficiente para fazer frente aos níveis de complexidade e volatilidade dos mercados atuais. E, uma das modalidades de arranjo associativo mais exitosa são as redes interorganizacionais, isto é, redes formadas por agentes econômicos, políticos e sociais, e que apresentam interesses convergentes em termos de produção, inovação, comercialização e/ou aprendizagem organizacional. Este projeto, que é um desdobramento de um outro projeto do pesquisador que estuda as relações entre inovação, aprendizagem organizacional e capital intelectual (processo CNPq no 315261/2018-8), tem como motivação central a necessidade de desenvolver novos conhecimentos em apoio às Empresas atuantes na região de Marília (SP), no que tange às necessidades inerentes à inovação organizacional. Partindo da premissa de que muitas empresas, em especial as de pequeno porte, possuem maiores restrições de capital financeiro, de competências internas e de conhecimento especializado e que, portanto, são mais dependentes do apoio externo, o projeto estudará os fatores internos e externos com maior impacto na geração de inovações a partir do capital de relacionamento decorrente das interações com outras organizações presentes em uma dada rede interorganizacional. Para tanto, serão estudadas duas redes com vistas a pesquisar o fenômeno da inovação em dois diferentes tipos de empresas: a) empresas de pequeno e médio porte intensivas em tecnologia, e; b) empreendimentos em estágio de estruturação. Este projeto, portanto, contribuirá para esclarecer as questões acima e, assim, preencher algumas das lacunas na literatura especializada, buscando respostas para o seguinte problema central: que fatores de uma rede interorganizacional têm maior contribuição para gerar inovações organizacionais, tendo como principal elemento o capital de relacionamento resultante das interações entre as suas organizações? Tendo como base esse problema central, o objetivo geral deste projeto é definido como sendo: identificar os fatores de uma rede interorganizacional com maior potencial para promover inovações organizacionais em suas empresas a partir do capital de relacionamento gerado interna e externamente. Este objetivo geral é desdobrado nos seguintes objetivos específicos: a) entender o fluxo de conhecimento dentro das redes de interesse, identificando os gargalos mais importantes; b) Identificar as dificuldades nas diferentes fases da gestão do conhecimento, para sua conversão em inovações organizacionais; c) avaliar as melhores estratégias organizacionais aplicáveis visando à inovação em termos de produtos, serviços e de processos; d) propor mecanismos para gestão da informação, gestão do conhecimento e estruturas de dashboards aplicáveis em ambientes de Rede; e) analisar meios para gestão tecnológica em empresas intensivas em tecnologia que sejam mais efetivos no suporte aos processos de inovação organizacional. O tema se reveste de importância porque nele são articulados elementos de relevância tanto para o desenvolvimento socioeconômico da região alvo, como para estudos de temas atuais e relevantes na área da Administração. Entre esses temas, destacam-se: Inovação organizacional, Redes inter organizacionais, Aprendizagem organizacional, Gestão do conhecimento, Gestão da informação e Conhecimento como recurso estratégico.
Fonte de financiamento:Financiado parcialmente pelo CNPq (processo CNPq no 315261/2018-8)
Projeto de Pesquisa: Inovação e novas ferramentas em Finanças e Data Science
Ano início: 03/02/2020
Docentes responsáveis: MARCO AURELIO DOS SANTOS e MARISA ROSSIGNOLI
Descrição do projeto: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as tecnologias emergentes e Data Science aplicadas às finanças. A importância de investigação dessas novas tecnologias está associada à compreensão do seu aspecto inovador, suas dinâmicas e seus impactos em diferentes agentes, sejam organizacionais, sejam no mercado em geral. Em termos de tecnologias emergentes em finanças, destacam-se projetos de pesquisa atrelados a financiamento de novos projetos empresariais por base em tokenização de contratos, a emissão de NFTs, a emissão, dinâmica e utilização de criptomoedas por parte das empresas e seus impactos em nível de mercado. Outro campo de tecnologias emergentes em finanças se constitui nos modelos de data Science aplicados a finanças. Dentro destes modelos encontramos modelos cross-sectional, longitudinais e modelos multiníveis aplicados a finanças. Neste campo, as pesquisas têm como objetivo investigar a aplicabilidade desses modelos em situações aplicadas de problemas financeiros, envolvendo problemáticas de pesquisa que trabalham com dados econômico-financeiros das organizações, com foco no desenvolvimento de propostas inovadoras para esse campo de pesquisa. Alinhada a proposta do programa, entende-se que o projeto de pesquisa possui inter-relação com o conceito de inovação nas organizações, pois o mesmo tem como aplicabilidade final a preparação de pesquisadores e o desenvolvimento de soluções com base em novas tecnologias e em dados aplicados a problemas financeiros. Considerando as recentes mudanças tecnológicas observadas nos últimos anos, observa-se imperioso o estudo de como tais ferramentas podem ser aplicadas em prol do processo de inovação financeira e aumento da competitividade das organizações modernas.
Fonte de financiamento: Unimar – Universidade de Marília
Projeto de Pesquisa: Cultura, Comunicação e Clima organizacionais como ecossistema propulsor para a inovação
Ano início: 01/02/2021
Docentes responsáveis: MARIA ALICE CAMPAGNOLI OTRE E OLANDO ROQUE DA SILVA
Descrição do projeto: Entendendo que aspectos da cultura organizacional podem fomentar ou inibir a geração de inovações, este projeto investiga os aspectos relacionados à cultura, incluindo estudos sobre a comunicação e o clima organizacional, a fim de identificar essa correlação. Ressalta-se a importância dessa discussão em um contexto em que muitas empresas caminham para o trabalho híbrido ou full remoto, entendendo o impacto que tal modificação pode gerar nas relações de trabalho e, por consequência, na geração da inovação, caso não haja um cenário bem desenhado para esses processos. Pontuam-se aqui características como ambiente informal, relação de confiança e camaradagem, vivência e conhecimento dos valores da organização, gestão participativa, estruturas de incentivo à criatividade e tolerância ao erro como exemplos para a existência de um ecossistema propício para a geração de inovação; e o grande desafio de como manter essa estrutura em formatos diversos de trabalho, podendo ser presencial, remoto ou híbrido. Nesse sentido, busca-se investigar a estrutura organizacional das empresas – ditas inovadoras ou não – com foco no centro-oeste paulista, a fim de identificar modelos de cultura organizacional para a inovação, abrindo espaço para pesquisas que também envolvam gestão de pessoas, comunicação e endomarketing. A região tem uma gama diversificada de empresas de tecnologia e de outros setores que necessitam de uma estrutura estrategicamente inovadora. Desta forma, contribuímos identificando modelos, práticas e propondo abordagens e estruturas, que contribuam para a construção de cenários inovadores. O método que será utilizado consiste nos estudos de casos múltiplos aplicando em cada organização a técnica da triangulação de dados. Os instrumentos de coleta de dados envolvem roteiro de observação estruturado, entrevistas em profundidade, grupos focais e pesquisas do tipo survey, com foco em colher informações sobre a cultura, valores, estruturas, comunicação, tipos de gestão entre outros aspectos importantes no contexto das organizações.
Fonte de financiamento: Unimar – Universidade de Marília
Projeto de Pesquisa: Clusters, APLs e Inovação – um estudo sobre a relevância de políticas públicas
Ano início: 03/02/2020
Docentes responsáveis: MARISA ROSSIGNOLI e BRUNO BASTOS DE OLIVEIRA
Descrição do projeto: O presente estudo procura analisar, partindo da base teórica da economia, o papel do Estado no estabelecimento de motivações para inovação por meio das políticas públicas, fomentando a formação e bom andamento dos Clusters, Arranjos Produtivos Locais – APLs e no estabelecimento de Redes de Negócios. Compreende-se que o Setor Público, com políticas locais e nacionais deve fomentar e proporcionar uma estrutura para inovação por meio de estabelecimentos de cenários, financiamento e conhecimento, que permitam tanto às grandes organizações que muitas vezes conseguem realizar suas inovações com base em centros de pesquisa e desenvolvimento próprio até fomentar a inovação em organizações menos estruturadas. Ao buscar discutir conceitualmente as classificações de Clusters, Arranjos Produtivos Locais- APLs e Redes de Negócios, entende-se que nestas estruturas empresas de um mesmo setor que apresentam aglomeração em determinadas localidades se beneficiam de uma base tecnológica e um conhecimento acumulado em determinada região geográfica. Em uma distância de aproximadamente 200 Km de Marília tem-se: APL Agropecuário e Agricultura Familiar – Lins (70 Km), Calçados – Birigui (140 Km); Calçados – Jaú (150 km); Produção Audiovisual – Bauru (100Km); TIC – Rio Preto (188 km), Presidente Prudente (175 Km) e Marília; Alimentos – Marília; Alimentos – Marília. Objetiva-se assim, discutir qual o papel reservado ao Estado. Tem-se como hipótese que estas estruturas com o fomento de políticas públicas levam à formação de cenários inovadores, cenários estes que não ocorreriam sem estas políticas. Como objetivo específico tem-se a discussão dos Arranjos Produtivos Local da indústria de alimentos na cidade de Marília (ou aglomerado conforme classificação da Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo) e do APL –TIC em Marília, procurando analisar o papel dos diferentes agentes: Governo federal, estadual, municipal, empresas, instituições ligadas ás empresas como CIESP e Sebrae. A pesquisa proporcionará a possibilidade de envolvimento com os agentes locais de desenvolvimento e as organizações de forma geral.
Fonte de financiamento: Unimar – Universidade de Marília
Projeto de Pesquisa: Capacidade de Inovação Aberta e Lógicas Criativas para a Inovação em Pequenas Empresas
Ano início: 01/02/2021
Docentes responsáveis: ORLANDO ROQUE DA SILVA e MARIA ALICE CAMPAGNOLI OTRE
Descrição do projeto: O processamento de imagem é um campo poderoso que compreende várias técnicas aplicáveis a vários campos. Envolve múltiplas fases de processamento, como aquisição de imagens com dispositivos digitais, pré-processamento, segmentação e análise de recursos, interpretação de imagens, reconhecimento e classificação do mundo real. Processamento de imagens e aprendizado de máquina são domínios emergentes rumo ao projeto de um sistema de inteligência artificial para processamento de imagens. Por outro lado, percebe-se que há uma necessidade de utilização de novas abordagens com o uso da tecnologia da informação no desenvolvimento de sistemas automatizados e robustos para diagnosticar as várias doenças que afetam as culturas agrícolas e enfraquecem as organizações do agronegócios. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um sistema capaz de detectar e reconhecer as principais doenças na cultura cafeeira automaticamente com uso de métodos de processamento de imagens e aprendizado de máquina visando proporcionar inovação para esse importante processo das organizações do agronegócios. Esta pesquisa se desdobra em várias fases: (1) Criar um conjunto de dados com imagens realistas de partes de plantas de café normais e doentes como folha, flor e fruto; (2) Desenvolver um novo algoritmo para segmentação; (3) Desenvolver e implementar técnicas de extração de características de imagem; (4) Desenvolver um sistema inteligente para reconhecimento de doenças; (5) Desenvolver um sistema de classificação de doenças que envolva aprendizado de máquina e técnicas para classificar partes de plantas doentes na classe de doenças; (6) Conceber um sistema de aconselhamento de tratamento para medidas preventivas para ajudar os agricultores e agrônomos na melhoria da qualidade do diagnóstico das principais doenças da colheita informando os agricultores sobre os pesticidas a serem usados e outras medidas à tomar. Os algoritmos de pré-processamento, segmentação, extração de características, classificação e reconhecimento baseados em processamento de imagem e aprendizado de máquina serão projetados e implementados usando Python.
Fonte de financiamento: Unimar – Universidade de Marília
Projeto de Pesquisa: Gestão do Conhecimento interorganizacional como fator de inovação na Cadeia de Suprimentos no segmento industrial.
Ano início: 2022
Docentes responsáveis: ANA LÍVIA CAZANE E CARLOS FRANCISCO BITENCOURT JORGE
Descrição do projeto: O conhecimento é um recurso crítico que deve ser gerenciado adequadamente não apenas em organizações entendidas individualmente, mas, também, compreendidas como pertencentes a uma cadeia de organizações. A Gestão do Conhecimento cria oportunidades para gerar soluções que agregam valor aos produtos e serviços e possibilitam a inovação na Cadeia de Suprimentos. Nessa perspectiva, é possível observar a importância da Gestão do Conhecimento na Cadeia de Suprimentos, uma vez que a Gestão do Conhecimento se apresenta na literatura em distintos momentos como um elemento facilitador da Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou seja, como um elemento crítico em ambientes corporativos multiculturais e intensivo em informações e conhecimento. Desta forma, a proposta deste projeto é explorar a Cadeia de Suprimentos baseada em conhecimento como fator para o aumento da performance e da inovação. Dessa maneira, o conhecimento gerado em qualquer parte da Cadeia de Suprimentos pode fluir por meio da Gestão do Conhecimento interorganizacional, cuja conexão entre as organizações, à medida que constrói, compartilha e aplica o conhecimento na cadeia, obtém maior valor para os negócios. Nesse sentido, busca-se investigar a Gestão do Conhecimento de indústrias inovadoras e entender o papel da Gestão da Cadeia de Suprimentos nesse contexto. Desta forma, contribuímos identificando modelos, práticas e propondo abordagens que contribuam para a construção de cenários inovadores. O método que será utilizado consiste nos estudos de casos múltiplos, aplicando em cada organização a técnica da triangulação de dados. Os instrumentos de coleta de dados envolvem roteiro de observação estruturado, entrevistas em profundidade, grupos focais e pesquisas do tipo survey, com foco em colher informações sobre a inovação, a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Fonte de financiamento: Universidade de Marília – UNIMAR.
Projeto de Pesquisa: Supply Chain Exploitation e Supply Chain Exploration como Enablers da Economia Circular: Desenvolvimento de Novos Produtos Circulares e Resiliência Organizacional
Ano início: 01/02/2021
Docentes responsáveis: BRUNO MICHEL ROMAN PAIS SELES e CAIO SARAIVA CONEGLIAN
Descrição do projeto: O atual modelo linear de produção e consumo tem um impacto negativo no planeta, ameaçando a preservação do meio ambiente ao esgotar seus recursos naturais. É preciso passar para um modelo de consumo e produção que seja mais responsável. Portanto, em resposta à necessidade de dissociar o crescimento econômico do consumo de recursos e dos impactos ambientais, a Economia Circular (EC) emerge como uma solução. Ela é um sistema de produção e consumo, que visa a utilização eficiente de recursos e resíduos através de circuitos fechados e abordagens regenerativas e partilhadas. Na transição para a circularidade, as organizações necessitam fazer ajustes internos e externos, o que pode dificultar a adoção dos princípios da EC. As empresas, por exemplo, podem se deparar com problemas financeiros, estruturais, operacionais e tecnológicos. Diante disso, é importante saber o que pode possibilitar essa transição de uma forma menos turbulenta. É por isso que é importante identificar e estudar os facilitadores da EC. Sabe-se que EC e gestão da cadeia de suprimentos compartilham algumas importantes conexões, como o fato de serem baseadas em uma gestão eficaz de processos de negócios. Um aspecto importante das cadeias de suprimentos, e que não é muito explorado no âmbito da EC, é seu tipo de orientação, exploitation ou exploration. O tipo de orientação da cadeia de suprimentos possivelmente agirá como um enabler ou não da transição das empresas para a circularidade. Considerando essas conexões entre cadeias de suprimentos e EC, principalmente esse possível papel de supply chain exploitation e supply chain exploration como facilitadores da transição de cadeias de suprimentos tradicionais para cadeias de suprimentos circulares é importante que essas relações sejam investigadas na literatura. Também é necessário investigar se os princípios da EC também ajudam a construir a resiliência e a robustez de uma cadeia de suprimentos. Além disso, também é importante identificar quais as relações entre supply chain exploitation e exploration com o desenvolvimento de novos produtos circulares. Considerando o contexto apresentado, esses são os objetivos de pesquisa deste projeto: (1) identificar o papel, na literatura, da Supply Chain Exploitation e Supply Chain Exploration como possíveis facilitadoras da transição de empresas para a cirularidade; (2) analisar as relações entre Supply Chain Exploitation, Supply Chain Exploration e adoção de práticas circulares; (3) analisar as relações entre Supply Chain Exploitation, Supply Chain Exploration e o desenvolvimento de novos produtos circulares; (4) analisar a relação entre o desenvolvimento de novos produtos circulares e a resiliência organizacional; (5) analisar como Supply Chain Exploitation e Supply Chain Exploration influenciam o processo de desenvolvimento de novos produtos circulares e como o desenvolvimento desses produtos pode levar empresas a alcançar a resiliência organizacional. Para alcançar os objetivos propostos será aplicado uma variação de abordagens, como abordagens qualitativas e abordagem mista de métodos (abordagem quantitativa e qualitativa). Para alcançar o objetivo 1 será aplicado uma revisão sistemática da literatura. Para atingir os objetivos 2, 3 e 4 será adotada uma abordagem quantitativa, que compreenderá uma pesquisa survey com empresas localizadas no Brasil, pertencentes a cadeias de suprimentos que estejam em fase de transição, ou que já tenha feito a transição, para a circularidade. Os dados da survey serão analisados por meio da modelagem de equações estruturais (SEM-PLS). Por fim, o objetivo 5 será alcançado por meio da aplicação de estudo de casos.
Fonte de financiamento: Universidade de Marília – UNIMAR
Projeto de Pesquisa: Tecnologias Digitais aplicadas à gestão das Organizações Inovadoras
Ano início: 03/02/2020
Docentes responsáveis: BRUNO MICHEL ROMAN PAIS SELES e CAIO SARAIVA CONEGLIAN
Descrição do projeto: O projeto de pesquisa estudará e desenvolverá modelos e frameworks de aplicações das novas tecnologias digitais para apoiar a gestão nas organizações inovadoras, além de pesquisas e aplicações analisando o impacto das tecnologias digitais em tais organizações. Neste contexto, apontam-se o estudo e a aplicação de metodologias ágeis de desenvolvimento e de gestão de projetos, além de apoiar a aplicação das tecnologias habilitadoras, como inteligência artificial, ciência de dados, machine learning, o blockchain, o cloud computing, realidade virtual e aumentada, internet das coisas, entre outras, nos mais diversos tipos de organizações inovadoras. Destacam-se ainda os estudos e práticas vinculados a tornar as organizações orientadas a dados, além de apoiar o processo de tomada de decisão baseada em dados, buscando criar soluções, frameworks, modelos e sistemas que contribuam neste cenário. Outro aspecto importante está no desenvolvimento e aplicações de soluções no contexto da transformação digital e capazes de habilitar cenários inovadores. Aponta-se o estudo e a aplicação de modelos e frameworks de novas tecnologias para apoiar a gestão no âmbito das empresas de tecnologia da informação da região de Marília-SP. Ademais, realizam-se estudos e criação de tecnologias capazes de integrar físico com digital que também são focos de estudos deste grupo.
Fonte de financiamento: Universidade de Marília – UNIMAR.
Projeto de Pesquisa: Gestão do Conhecimento como estratégia para geração de Inovações em Startups do Connect Ambiente de Inovação
Ano início: 01/02/2021
Docentes responsáveis: CARLOS FRANCISCO BITENCOURT JORGE e WALKIRIA MARTINEZ HEINRICH FERRER
Descrição do projeto: As organizações estão inseridas em ambientes que, por natureza, são constituídos por informação, conhecimento e inteligência. Dessa maneira, ao desenvolverem as suas atividades geram novas informações, conhecimentos e inteligência, mesmo que de maneira involuntária. Em alguns ambientes organizacionais observa-se que a construção dessas informações, conhecimento e inteligência são capazes de gerar importantes insumos para a construção de inovações e consequentemente proporcionar maior potencialidade para as organizações. Nesse sentido, a presente pesquisa visa identificar, analisar e selecionar organizações do Connect Ambiente de Inovação, cuja sede fica na cidade de Marília, no estado de São Paulo com o objetivo de potencializar estas com conhecimentos e inteligências existentes em seus ambientes. As organizações que compõem esse Ambiente de Inovação se enquadram como Startups de base tecnológica, sendo estas organizações que constroem tecnologias para vários segmentos. Com isso, a pesquisa buscará compreender como essas Startups inseridas no Ambiente de Inovação constroem, utilizam e gerenciam as informações, conhecimento e inteligência, de maneira individual ou coletiva, bem como essas construções são capazes de gerar inovações que consequentemente resultam em melhores produtos, serviços, processos internos e/ou transformações digitais. O método que será utilizado consiste nos múltiplos estudos de casos, e dessa maneira, em cada organização será aplicada a técnica da triangulação de dados para obter uma visão ampliada dos aspectos investigados. Serão coletados os dados, por meio de observação natural informada e instrumentos, como o roteiro de observação estruturado, responsável por colher informações sobre a cultura, motivações, comunicação, história entre outros aspectos importantes no contexto das startups. Também será construída e aplicada uma entrevista estruturada nos principais atores dessas organizações, bem como o questionário fechado, destinado a todos que compõem estas startups (atores internos e em alguns casos, externos). Com essa coleta, espera-se construir um modelo integrado e aplicado que integrará etapas e atividades voltadas à Gestão da Informação, Inteligência e Conhecimento voltados para as Startups de base tecnológica. A implantação do modelo nas Startups participantes visa um melhor aproveitamento dos recursos de informações, conhecimento e inteligência com vistas à geração de inovações de maneira individual e/ou coletiva, ou seja, entre as startups, e com isso proporcionar um ambiente mais competitivo e colaborativo.
Fonte de financiamento: Connect Ambiente de Inovação.
Projeto de Pesquisa: A gestão de pessoas como ferramenta na construção de conhecimento e gestão da mudança nas empresas de tecnologia de Marília e região
Ano início: 03/02/2020
Docentes responsáveis: KARLA CRISTINA ROCHA RIBEIRO e CARLOS FRANCISCO BITENCOURT JORGE
Descrição do projeto: O objetivo da pesquisa é utilizar o processo de gestão de pessoas como ferramenta estratégica para a construção de conhecimento e gestão da mudança das organizações. Com isso, espera-se desenvolver o capital intelectual das empresas de tecnologia situadas na região de Marília e, com isso, fomentar a criação de modelos e ferramentas inovadoras voltadas para estes tipos de empresas. O capital intelectual é aquele que vai se incorporando ao longo da vida da empresa, e com isso, é possível construir novos conhecimentos e gerenciar as mudanças das organizações de acordo com os movimentos de mercado. É por meio do capital intelectual que as empresas possuem insumos cognitivos para construir novos conhecimentos e inovar, e com isso, manter-se competitiva. Parte-se do pressuposto que as pessoas são ativadoras e desenvolvedoras de recursos organizacionais, em especial de conhecimentos, entretanto, para isso torna-se necessário compreender as pessoas e suas múltiplas formas de atuação. Dessa maneira, as pessoas passam a ser consideradas capital humano, o principal ativo organizacional que agrega conhecimento no negócio da organização. Abordaremos as temáticas deste projeto a partir do tripé, pessoas, conhecimento e inovação, tratando-os conjuntamente para a geração de capital intelectual nas organizações. Espera-se desta forma construir um modelo de gestão de pessoas voltado para empresas de base tecnológica que sejam capazes de potencializar a criação de novos conhecimentos e estimular a inovação nestas empresas.
Fonte de financiamento: Unimar – Universidade de Marília
Projeto de Pesquisa: A aprendizagem organizacional aplicada à geração de conhecimento e inovação
Ano início: 03/02/2020
Docentes responsáveis: ROBERTO CAVALLARI FILHO e KARLA CRISTINA ROCHA RIBEIRO
Descrição do projeto:A crescente importância da informação e do conhecimento no ambiente organizacional de inovação tem levado empresários e gestores a adotarem métodos e estratégias voltados à aprendizagem individual e organizacional. Ao se falar em aprendizagem em ambiente organizacional de inovação, há a preocupação com a redução às novas aplicações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), reduzindo a aprendizagem e gerando impactos no ambiente organizacional de inovação, empobrecendo-o. Assim, a gestão do conhecimento eficaz e eficiente perpassa a presença plena do trabalhador da informação e do conhecimento no ambiente organizacional. Nesse caso, o símbolo dessa presença está no desenvolvimento tanto da atitude interna quanto do ambiente externo baseados no aprender a aprender, emergindo não apenas a informalidade, os insights e a autonomia individual e coletiva no ambiente de trabalho, mas também a potencialização de resultados inovativos. Por conseguinte, o presente projeto de pesquisa intenciona: (a) propor estudos e pesquisas hermenêuticas sobre os modelos de gestão do conhecimento organizacional com suas respectivas visões sobre a aplicação de instrumentos, modelos, métodos e políticas de aprendizagem, publicados por pesquisadores renomados e em revistas acadêmicas e editoras de impacto; (b) desenvolver pesquisa empírica quanti-quali junto às organizações de Marília e região para analisar a relação entre os stakeholders e a aprendizagem organizacional através de instrumentos tecnológicos e digitais, de modelos, de métodos e de políticas, problematizando a cultura de ensino e aprendizagem organizacional entre as a) práticas conservadoras tradicionais e o foco na busca de práticas e produtos inovadores como estratégia competitiva e b) as ações formais e informais de gestão do conhecimento aplicados no cotidiano dos negócios; e (c) submeter os resultados de (a) e (b) para publicação de artigos, capítulos de livros e livros em revistas acadêmicas e editoras de impacto, inserindo o Projeto nos debates nacionais e internacionais acerca da aprendizagem organizacional e a aplicação da gestão do conhecimento com base em práticas inovadoras.
Fonte de financiamento: Unimar – Universidade de Marília
Projeto de Pesquisa: Inovação e Trabalho: Desafios e perspectivas no contexto da gestão
Ano início: 03/02/2020
Docentes responsáveis: WALKIRIA MARTINEZ HEINRICH FERRER e ROBERTO CAVALLARI FILHO
Descrição do projeto: A reestruturação produtiva do capital, nas condições históricas do capitalismo global, acarreta mudanças estruturais no mundo do trabalho, dentre elas, a flexibilização das relações trabalhistas que provocam impacto nas organizações e no seu modo de gerir. O projeto de pesquisa tem como objetivo possibilitar conhecimento sobre a legislação trabalhista atual e as novas formas de trabalho, resultando em uma relação saudável entre as novas formas trabalho e a inovação enquanto processo, de modo a melhorar as condições de trabalho e a competitividade das empresas, tendo como base a tríade informação-conhecimento-inovação. Dentre os objetivos específicos estão: 1. Analisar o contexto econômico que favoreceu as transformações no mundo do trabalho, bem como os reflexos no processo de gestão das organizações: processo de globalização e as novas tecnologias. 2. Ressaltar a flexibilização trabalhista como estratégia organizacional de gestão. 3. Analisar as novas formas de organização de trabalho habilitadas pela reforma trabalhista e pelas novas plataformas de tecnologia da informação e comunicação (TIC). 4. Trabalhar em detalhes os pontos centrais da reforma trabalhista e consequências para a inovação e gestão de pessoas nas organizações. 5. Ressaltar a necessidade da conciliação entre competitividade e trabalho como instrumentos propulsores de inovação l.6. Métodos e estratégias voltadas ao melhor uso das informações e dos conhecimentos visando o melhor aproveitamento do capital intelectual frente às múltiplas demandas de inovação, do ambiente interno e externo das organizações.
Fonte de financiamento: Unimar – Universidade de Marília